O avesso da História
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 05 de fevereiro de 2002
Zeca Corrêa Leite Equipe da Folha 
Curitiba - A frieza da história oficial contempla tão-somente os grandes feitos, e no esquecimento ficam as sagas das famílias que, bem ou mal, ajudaram a alicerçar essa mesma história. O escritor Luiz Romaguera Netto, interessado na memória dos antepassados, publicou O Amor Além da Sacristia. Em suas páginas o livro enfeixa casos ocorridos entre os séculos 17 e 18, época em que o Paraná era uma vastidão a ser povoada, e por onde passavam as tropas originárias de Viamão (RS).
Em tom romanceado o autor narra o surgimento das cidades de Palmeira (onde nasceu), Castro e Guarapuava; inclui nos episódios homens que ficaram para a história como o Visconde de Guarapuava e o Barão de Tibagi, e outros tantos que constam de sua genealogia.
Nascimentos e mortes se sucedem, pequenas e grandes tragédias que o tempo cuida de amenizar, mas certos dramas marcariam para sempre algumas vidas com travos de dor, solidão e culpa. Foi o que aconteceu com o jovem casal Antônio e Zeferina, cujas bodas tinham ocorrido na igreja matriz de Palmeira, recentemente inaugurada.
Tiveram um filho, Firmino de Sá Camargo, menino saudável, que era o encanto da família. Certo dia a mãe, de 17 anos, dispensou as duas escravas encarregadas de dar banho na criança. Ela mesma faria isso. Ao entrar no quarto e ver a bacia cheia dágua, tirou a roupa do bebê e mergulhou-o no caldo escaldante, sem saber que as mulheres tinham ido buscar água fria. O pequeno Firmino não resistiu às queimaduras e morreu.
Cumprindo uma sentença sem perdão, Antônio devolveu a esposa aos pais, que moravam na Freguesia de Palmeira. Como havia se casado perante as leis divinas, não iria viver com mais ninguém. Cumpriu o prometido, mas Zeferina carregou o peso do filho morto pelo resto de seus dias.
O título do livro está diretamente ligado à história dos bisavós de Romaguera Netto. O padre José Antônio, moço bonito que era o principal motivo das concorridas missas, tinha que celebrar o casamento de Gertrudes, por quem perdidamente se apaixonara e era correspondido. A jovem fora destinada pelos pais a um homem que ela não queria.
Concluídas as bodas, o padre saiu em disparada colocar em prática um plano que tinha em mente. Como imaginava, a festança corria solta à noite, o baile estava animado, e na porta da cozinha, trêmula mas decidida, estava a noiva. Ele ajudou-a a montar em sua garupa e saíram ganhando a estrada.
O Amor Além da Sacristia, de Luiz Romaguera Netto. À venda nas livrarias de Curitiba (entre elas a Livraria do Eleutério, Rua Amintas de Barros, 140, fone (041) 324-0308). R$ 18,00.


