Com o acesso virtual aos museus muita gente passou a ter a oportunidade de conhecer acervos artísticos sem sair de casa. Com a pandemia e a suspensão das visitas presenciaiso MON (Museu Oscar Niemeyer) atraiu um número 11 vezes maior de visitantes no período de 21 de março ao dia 30 de junho se comparado com o mesmo período de 2019, um aumento de 1.134%.

O MON oferece 88 exposições entre mostras de artes plásticas, fotografia, vídeo, arquitetura e design, incluindo exposições de artistas do acervo e sucessos internacionais. As atrações possuem tecnologia 3D que permite que o visitante percorra as salas e corredores da instituição considerada o maior museu de arte da América Latina em área construída.

Estão disponíveis exposições como “Trajetória: 114 Anos da Escola de Alfredo Andersen”, que em 2016 celebrou o artista paranaense e seus discípulos; “Raiz”, do artista chinês Ai Weiwei, realizada pelo MON em 2019 e “Múltiplo Leminski”, que esteve em cartaz em 2012 no MON e também já passou por Londrina em 2019.

Através da #monemcasa o público também pode conferir oficinas artísticas publicadas duas vezes por semana nas redes sociais do museu, ter acesso a conteúdos sobre artistas, mostras e obras do acervo e ainda participar do programa Arte para Maiores voltado para o público com mais de 60 anos, o programa envia atividades pelo whatsApp para quem se inscrever pelo email [email protected]

Outras 13 exposições do MON estão disponíveis gratuitamente na plataforma Google Arts & Culture, que desde 2011 tem parcerias com mais de 2.000 instituições culturais do Brasil e do mundo.

SERVIÇO

Confira o site do MON

Redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube: @museuoscarniemeyer

Museu Oscar Niemeyer na plataforma Google Arts & Culture

Disponível em: https://bit.ly/MONGoogleArtsAndCulture

Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2