Núcleo desenvolve estudo de danças brasileiras em SP
O compositor, cantor, dançarino e ator Tião Carvalho já trabalhou com artistas de renome como Hermeto Pascoal, Zeca Baleiro, João do Vale, Sivuca, Paulo Moura, Naná Vasconcelos, Klauss Viana, Ná Ozzetti e Cássia Eller (esta última gravou por três vezes sua composição ''Nós'').
Mas foi na área da cultura popular que ele tornou-se uma referência nacional destacando-se como um dos principais pesquisadores e divulgadores das tradições das regiões Norte e Nordeste do País. Maranhense de berço, radicou-se em São Paulo desenvolvendo ali um núcleo de atividades voltado para o estudo de danças brasileiras e outras manifestações populares.
Criou assim o Grupo Cupuaçu oferecendo aulas, ministrando oficinas e realizando apresentações. Posteriormente, passou a realizar festas de Bumba-meu-boi no Morro do Querosene (zona oeste da capital paulista) atraindo centenas de pessoas a cada edição. Daí em diante, intensificou suas viagens por várias cidades ajudando no resgate e difusão das culturas populares.(N.S)





