Elisa Marilia Carneiro
De Curitiba
Os espetáculos de hoje à tarde, na Oficina de MPB, ficam por conta dos novos talentos. Alunos e também professores fazem uma maratona de shows a partir das 15 horas, no auditório do Colégio Estadual do Paraná, encerrando as atividades das oficinas.
Entre os shows programados está a Banda de Música Popular, formada por 26 músicos, orientados pelos professores Sérgio de Jesus (trombone), Jessé Nascimento (trompete) e Carlos Malta (saxofone). Além dos metais, a banda conta com flautas, teclados, baterias e guitarras. No programa, estão clássicos da MPB.
Os 42 integrantes do Coral da Oficina de MPB, preparados pelo maestro Marcos Leite, apresentam a ‘‘Suite Alagoana’’, composta pelo próprio Marcos Leite. Com ela, o grupo recebeu o primeiro prêmio do Festival Internacional de Música Coral, realizado no ano passado em Atenas (Grécia).
Por sua vez, o coro infanto-juvenil, composto por 40 crianças, desenvolve este ano o tema ‘‘Carnaval’’, resgatando sucessos. A apresentação do coro infanto-juvenil terá o acompanhamento do pianista Osiel Fonseca e do trompetista Marco Aureliano.
O conjunto de música caipira, formado pelos alunos do músico Rogério Gulin, também se apresenta. No repertório estão ‘‘Viola Sentida’’, de Tavinho Moura e ‘‘Viola Cabocla’’, de Zeca Colares, entre outras. O conjunto foi preparado pelos professores Jarbas Carvendish (teclado) e Nailor Azevedo (clarineta).
O conjunto de repertório variado, preparado pelos professores Jarbas Carvendish (teclado) e Nailor Azevedo (clarineta), também mostra duas composições: o baião ‘‘Chá de Panela’’, de Guinga, e ‘‘Jack Soul Brasileiro’’, de Lenine, de um estilo definido por Carvendish como ‘‘baião pop’’.