Novos talentos das artes plásticas
Novos talentos das artes plásticas
Formandas de Educação Artística da UEL mostram seus trabalhos em Londrina
Érika Pelegrino
Londrina
Formandas de Educação Artística da UEL: ansiedade e alegria pela primeira exposiçãoElas são formandas do curso de Educação Artística da Universidade Estadual de Londrina e estão realizando o sonho que acalentaram desde o início da faculdade: participar de uma exposição de artes plásticas. As 13 estudantes estarão expondo seus trabalhos na sala Celso Garcia Cid, no Cine-Teatro Ouro Verde, de hoje até 1ºde março.
É verdade que elas estão expondo como convidadas e não como artistas selecionadas. E também, que se trata de uma mostra didática, onde estão expostas obras acadêmicas. Mas, para elas esta é uma pequena amostra do objetivo final da criação de um artista plástico: mostrar seu trabalho para o público.
A possibilidade de pessoas ligadas às artes terem contato com o trabalho delas, está deixando as 13 formandas à beira de um ataque de nervos. A ansiedade impera, mas a alegria transpira por todos os poros e os olhos não param de brilhar. Tudo isto porque querem saber a opinião dos profissionais sobre os seus trabalhos.
Uma das formandas traduz o sentimento da maioria: Esta exposição é apenas o primeiro degrau de uma enorme escadaria que vai nos levar ao topo. Elas riem, mas no íntimo é o que todas desejam: serem futuramente reconhecidas como artistas plásticas talentosas e conquistarem seu espaço no mercado.
Mas o entusiasmo tem limites. Ainda sem experiência e sem conhecer o mercado elas mantêm o pé no chão e sabem que mais que inspiração, vão precisar de transpiração. A maioria de nós pretende fazer um curso de especialização e trabalhar muito, afirma Silvia Matheus Carradore.
A paraninfa da turma e chefe da Divisão de Artes Plásticas, Maria Carla Moreira, docente de História da Arte dentro do curso, acredita que a maturidade das estudantes se deve à mudança de currículo de crédito para seriado. Esta mudança incluiu mais disciplinas teóricas ao currículo e adequou o conteúdo de outras. O novo currículo deu uma fundamentação maior para os estudantes que estão saindo da faculdade com um embasamento mais sólido, acredita Maria Carla.
Várias obras estarão expostas. Algumas foram resultado do trabalho de conclusão de curso e outras foram desenvolvidas durante o ano de 1997. As técnicas utilizadas foram as mais diversas: serigrafia, xilogravura, acrílica sobre tela, fotografia digital, látex e pigmento sobre tela, óleo sobre tela, desenho com bico de pena, óleo sobre papel, colagem.
Exposição que reúne trabalhos das formandas de Educação da UEL abre hoje às 21 horas , na sala Celso Garcia Cid, no Cine-Teatro Ouro Verde, em Londrina, onde permanece até 1º de março.





