Novos sucessos da Blitz
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 20 de janeiro de 1998
Rosângela Marques Agência Estado 
Arquivo FolhaA Blitz está de volta com praticamente a mesma formação, com exceção de Márcia e Fernanda AbreuA banda Blitz está de novo na estrada. Acaba de lançar um CD e tem se apresentado em shows por todo o País. A irreverência que marcou os anos 80 e abriu caminho para tantas outras bandas que seguiram seus passos reúne novamente quase todos os componentes que participaram do sucesso de 16 anos atrás.
Nascida no Rio de Janeiro, a Blitz já recebeu elogios até mesmo de grandes nomes da MPB e do rock nacional. A Blitz foi a mais tropicalista das bandas dos anos 80, comentou Caetano, no ano passado, em relação aos 30 anos da Tropicália. Vocês são autênticos, não se parecem com nenhuma outra banda de fora. Sampa quer vocês na veia, acrescentou Rita Lee, na época.
Línguas é o quarto álbum do grupo e está sendo lançado pela gravadora Henrimar, com distribuição pela Eldorado. Gravado em Fort Lauderdale, na Flórida (EUA), e produzido pelo experiente Jim Gaines - ganhador de quatro Grammys -o CD mantém a mesma linguagem jovem e descontraída registrada nos três álbuns gravados pela banda. O Jim Gaines é super experiente e já trabalhou para muita gente famosa. Foi interessante ver o nosso trabalho passando pelas mãos dessa fera que tem uma bagagem pop histórica, comentou o vocalista Evandro Mesquita.
A formação da Blitz é praticamente a mesma de 1982, com exceção de Márcia e Fernanda Abreu. Para substituir as backing vocals, Evandro (vocal e gaita), Antonio Pedro (bateria), Billy Forghieri (teclado), Juba (bateria) e Ricardo Barreto fizeram vários testes. Como estamos mais maduros, mais velhinhos, as meninas entram reforçando a parte musical. Íamos selecionar duas garotas, mas no fim, decidimos ficar com a Germana, a Carla e a Eliane, porque elas conseguem um timbre muito bom juntas.
O estilo teatral de interpretar as músicas, segundo Evandro, também será mantido. A Blitz sempre misturou muito humor, cores e um jeito diferente de se situar no palco. Nunca quisemos assumir o lado dark do rockn roll, sempre vivemos muito mais para o lado da Tropicália, brincou Evandro. A Blitz foi um marco dentro da música brasileira, porque arrombou as portas da música contemporânea e abriu caminhos para grupos que apostam na irreverência, como era o caso do Mamonas Assassinas.
O fim da banda ocorreu há 12 anos. Em 1994, o grupo se reuniu novamente para algumas apresentações pelo País. A temporada deveria durar só o período do verão e acabamos ficando por um ano e meio, lembrou o músico. As músicas escolhidas para Línguas foram compostas durante a excursão realizada pela banda, em 1994.
A faixa Choveu faz parte da trilha sonora da nova novela da Globo, Corpo Dourado, e será tema do personagem Guto, o surfista vivido por Marcelo Faria. A música que dá nome ao disco, Línguas, é um xote com a marca registrada da banda. Ondas da Noite é um soul que fala da busca incessante de alguém. Use-me é uma das faixas mais dançantes. Pelo, Pelô é um reggae que conta o passeio de um turista branco no Pelourinho. Também foram incluídas no CD as faixas Ela Dança, Instabilidade Emocional, Lado Escuro da Rua e Tapa na Bunda.


