A MTV muda, mais uma vez, a linha de sua programação. A estreia da nova grade será hoje. A intenção agora, de acordo com o projeto da emissora, é reconquistar a fatia adulta do público - um segmento abandonado nos três últimos anos com o avanço de atrações dirigidas para adolescentes.
Os programas de humor, um sucesso de audiência, foram mantidos. As atrações musicais, contudo, deixam de priorizar nomes como Restart e Cine para dar vez a bandas e artistas de trajetória mais consistente. O elenco de VJs e apresentadores passa a contar com novas caras - Ellen Jabour, Chuck, Gaía Passareli, China, Edu Elias, PC Siqueira, Ronaldo Lemos e Arnaldo Antunes - que se juntam aos rostos já consagrados.
Entre os novatos, a modelo e atleta Ellen Jabour passa a comandar a partir de hoje o ''Top 10'', a parada diária dos clipes mais votados pela audiência através do Portal MTV. O programa vai ao ar de segunda a sexta às 19h30, com reprises de terça a sábado às 12h.
Também hoje estreia o programa ''Na Brasa'' com apresentação do músico e produtor China, ex-integrante da banda Sheik Tosado e atualmente na banda Del Rey. ''Na Brasa'' vai destacar artistas e bandas nacionais de renome ou emergentes num arco que vai de Caetano Veloso a Black Drawing Chalks. A atração traz entrevistas, estreia de clipes e participação da audiência. Vai ao ar de segunda a sexta às 20h30.
Outra estreia de hoje é ''Não tem Clipe... Mas é Legal'', programa com 15 minutos de duração que veiculará músicas que não tem clipe. Será um set list elaborado pela equipe da MTV ilustrado por informações sobre a canção e o artista através de gráficos. Vai ao ar de segunda a quinta, às 21h15.
O músico e produtor Chuck, ex-Forgotten Boys e atualmente na banda Vespas Mandarinas, foi convidado para apresentar o programa ''Big Audio'', que também estreia hoje. A atração é voltada para o rock e o pop internacional abrangendo novidades e clássicos. A edição de estreia destaca nomes como Arcade Fire, Black Mountain e Janelle Monáe. Será exibido de segunda a sexta às 23h30.
Entre as atrações semanais, estreia quinta-feira o programa ''PC na TV'', com apresentação de PC Siqueira. O vlogger mais conhecido do Brasil sai de seu quarto e deixa a webcam para encarar um estúdio e mostrar por meio de um monitor virtual as notícias curiosas do mundo. A cada semana, ele entrevista um convidado diferente. Vai ao ar às quintas às 23h, com reprises aos sábados à 0h30 e às terças às 17h30.
Na sexta-feira é a vez de ''15 minutos de Tecnologia'', apresentado pelo advogado Ronaldo Lemos, fundador do site Overmundo e diretor do Creative Commons Brasil. Produzido diretamente de Nova Iorque, o programa vai falar sobre tecnologia tendências, novidades e comportamento digital. Vai ao ar às sextas às 21h15.
No sábado, mais uma estreia semanal: ''Goo'', apresentado pela jornalista Gaía Passarelli, criadora e editora do site rraurl, especializado em música eletrônica e novas tendências. É aqui que os antenados poderão ouvir bandas como Miami Horror, Those Dancing Days e Aspirins. Vai ao ar aos sábados às 23h.
No domingo, três estreantes se juntam para apresentar o ''Extrato MTV'', programa de 1 hora sobre um tema musical. Chuck, China e Gaía Passarelli vão comandar a atração às 23h30. Já entre as atrações mensais, a estréia aguardada de março é o programa ''Grêmio Recreativo'', que será apresentado por Arnaldo Antunes. A cada edição, o programa vai registrar ensaios, conversas e um show de uma turma de artistas convidados. A estreia está marcada para o dia 24 de março.
Entre os novos contratados, só o jornalista Edu Elias estará à frente de um programa antigo da emissora. Ele vai apresentar o ''Rockgol'', cuja nova fase estreia dia 21 de março. Há novidades ainda na agenda dos apresentadores consagrados da casa, caso de Cazé e Marcelo Adnet, que estreiam respectivamente os programas ''Grampo MTV'' (hoje às 23h) e ''Adnet ao Vivo'' (quinta às 22h).