Novos pensamentos novos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 25 de abril de 2023
Marcos Losnak Especial para a Folha
Existem pensamentos rápidos, capazes de durarem apenas um breve instante, um piscar de olhos. Também existem pensamentos extensos, capazes de ocupar a cabeça por horas e horas.
Existem pensamentos coloridos e dançantes, capazes de transformar o dia em festa. Também existem pensamentos escuros e sombrios, com a capacidade de deixar o dia tristonho.
Existem pensamentos bonitos e contagiantes, capazes de fazer do mundo um lugar melhor para todos. Também existem pensamentos horrorosos e medonhos, capazes de fazer as pessoas se sentirem excluídas do mundo.
Existem pensamentos de todos os tipos. Pensamentos que sempre se repetem ou sempre se renovam.
Em “O Catador de Pensamentos”, a escritora alemã Monika Feth narra uma história sobre como os pensamentos precisam se renovar para não estagnar a vida. Publicado pela editora Brinque-Book com ilustrações de Antoni Boratynski, o livro infantil apresenta o ofício de Sr. Rabuja, um personagem que passa os dias recolhendo pensamentos desgastados pelas ruas da cidade.
Recolhe um por um, independente do tipo, e os guarda dentro de sua mochila. Ao retornar para a casa, Sr. Rabuja desembaraça todos eles colocando tudo em ordem.
Sua missão é enterrar velhos e surrados pensamentos para que novos e inovadores pensamentos geminem na cabeça das pessoas. Tudo para evitar que os mesmos pensamentos sempre fiquem se repetindo e se repetindo deixando o mundo sem solução.
Existem
pensamentos que ferem, pensamentos que possuem afiadas garras para provocar dor. Também existem pensamentos que abraçam, pensamentos que oferecem o aconchego de um macio cobertor em dias de frio. Todo pensamento é uma escolha.
Serviço:
“O Catador de Pensamentos”
Autora – Monika Feth
Ilustrações – Antoni Boratynski
Tradução – Dieter Heidemann
Editora – Brinque-Book
Páginas – 28
Quanto – R$ 52,90