Curitiba Era uma espécie de febre nos anos 80. Toda criança tinha em casa aqueles minidiscos coloridos com histórias infantis contada por um voz poderosa. Era só colocar o disquinho na vitrola e deixar a imaginação voar, escutando as mais variadas entonações. Se você não lembra disso, não tem problema, dois amigos em Curitiba se uniram para lançar a primeira empresa no Brasil a comercializar audiolivros. Mas dessa vez não são histórias infantis. O leitor, ou melhor, o ouvinte, vai poder encontrar clássicos da literatura entre os títulos a serem lançados. O primeiro lançamento da audiolivro.com é o livro ''Quincas Borba'', de Machado de Assis, disponível a partir de hoje, na Fnac em Curitiba.
Para ter acesso ao título, o leitor adquire um código e só por meio dele pode baixar o audiolivro pela internet. Indicado pelo Vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) 2005, o livro ''Quincas Borba'' foi gravado na voz de Marcio Costa, um dos fundadores da empresa. Ele conta que a idéia de lançar a audiolivro.com começou a ser desenhada no ano passado. ''Existem muitos títulos de livros para serem ouvidos, mas todos em inglês. Quando queríamos mostrar para alguém, esbarrávamos no idioma'', revela Costa. Ele e o publicitário Pedro Bonatto decidiram então produzir em estúdio alguns títulos e montar o site www.audiolivro.com para vender as obras.
Depois da obra de Machado de Assis, o próximo livro a ser lançado são de dois autores paranaenses: o romance ''Geena'' de Fábio Marchioro e Gabriel Campanholo, lido por Marchioro. O lançamento está previsto para 11 de agosto, também em Curitiba. ''Nos próximos meses serão lançados títulos de diversos gêneros e estilos, desde Sherlock Holmes a Sun Tzu'', adianta Costa.
Quanto a possibilidade de pirataria obstáculo cada vez mais difícil ultrapassar atualmente Costa revela que e ampresa tem mecanismos para impedi-la, pelo menos até a venda do código que permite baixar o livro. ''Depois do disco gravado, não temos controle'', admite. Depois de baixados, os audiolivros podem ser gravados em CD, MP3 players e computadores de bolso, o que permite que eles sejam ouvidos no carro, em casa e em aparelhos portáteis.
Para o escritor Rodrigo Garcia Lopes as formas alternativas de trabalho com o texto, como está sendo proposto pela audiolivro.com, podem ser uma alternativa para a sobrevivência da literatura. ''Quanto maior a forma de divulgar a literatura melhor'', diz. Entre os títulos já lançados por Lopes está ''Polivox'' (2001), disco que reúne canções intercaladas com poesia falada e sonetos musicados. ''Nos últimos dez anos, a relação das pessoas com o texto está mudando e a oralização é uma tendência cada vez mais difundida'', opina Lopes.

mockup