Força de um Desejo
(Globo, às 18h)
Segunda – Alice apresenta Idalina à Laura, sua verdadeira mãe. Alice confessa a Idalina: Abelardo é o pai de Otavinho. Contou a ele que não eram irmãos, fizeram amor para logo depois desmentir tudo. Na manhã seguinte, Abelardo não quer falar com ninguém e chora convulsivamente. Juliana agradece a Guiomar. Luzia convida Trajano para brincar. Cristóvão está decidido mesmo a fugir. Jesus acarinha a esposa; Abelardo chega no quarto deles.
Terça – Zulmira aceita as desculpas de Abelardo. Jesus torna-se o porta-voz dos escravos. Inácio e Ester resolvem mandar embora Clemente, mas Abelardo impede. Alice e Idalina estão de volta à Ouro Verde. Ester avisa que Olívia fará refeições junto com a família. Idalina mostra o daguerreótipo que comprou do fotógrafo; ninguém mais terá a foto de Ester e Inácio na Corte. Bárbara fica intrigada, quando Idalina propõe uma conversa confidencial.
Quarta – Idalina diz a Bárbara que se ela conseguir provas contra Inácio, o segredo sobre o nascimento de Alice permanecerá preservado. Clara se interessa por Pedro Afonso. Juliana expulsa Socorro. Trajano pede que Luzia descubra o que Vitório e Dr. Xavier conversaram. Idalina ouve Socorro ameaçando Juliana. Clemente percebe que alguma coisa está para acontecer. Socorro aborda Abelardo: tem um assunto muito sério a tratar com ele.
Quinta – Idalina consegue calar Socorro. Navarro acha que o romance entre Pedro e Ester deve ter mais testemunhas. Socorro promete a Juliana que nada vai revelar. Na Ouro Verde, acontece um jantar em torno do Conselheiro Cantuária. Inácio surpreende um beijo dos dois, que era forjado somente para convencer Felício do namoro. Guiomar pressiona Bartolomeu. Alice escuta quando Inácio desabafa com Ester: quer o conde fora da Ouro Verde.
Sexta – Clemente recaptura Cristóvão. Ester e Pedro Afonso são ‘‘flagrados’’ por Yvette. Leopoldo é pressionado pela mulher a convencer Inácio a vender a fazenda. Trajano enfim consegue declarar o seu amor a Juliana. Alice entrega a Idalina um frasco que comprou numa botica. Mariano se esconde no quarto de Luzia, antes do encontro dela com Vitório. Bárbara vê as provas dentro do cofre. Juliana decide romper o noivado com Abelardo.
Sábado – Vitório ameaça matar Luzia se ela comentar que viu ele entregar um bilhete para um escravo na porta da festa em que Dr. Xavier morreu. Juliana vai embora deixando a aliança e o broche. Alice coloca um pó no chá de Ester e no conhaque de Pedro: os dois ‘‘apagam’’. Alice despe Ester e Clemente carrega Pedro para o quarto da Baronesa. Na manhã seguinte, os dois não aparecem. Inácio se choca ao ver Ester e Pedro deitados juntos na cama.