Em sua edição número 144, neste domingo (7), a Barbada completa nove anos. A festa, que ocorre quinzenalmente aos domingos no Bar Valentino, comemora o aniversário com a apresentação da banda curitibana Dinamite Combo e os DJs Ed Groove e Uhuru Selector a partir das 18h.

No início, a Barbada se realizava na casinha do Bar Valentino e começou ao ar livre
No início, a Barbada se realizava na casinha do Bar Valentino e começou ao ar livre | Foto: Divulgação

Bruno Gehring e Thiago Moreira, produtores e organizadores do evento, começaram a festa após o convite do dono do bar. O pedido veio pela repercussão de uma festa que organizaram para os convidados do Festival de Cinema de Londrina, do qual Gehring também é produtor. Antes disso, os dois, em 2007, faziam uma festa chamada Sacundin Sacunden, que voltou a ser realizada em 2018, e ambos faziam a discotecagem.

Muitos podem não saber, mas os shows na Barbada inicialmente eram às quartas-feiras, dentro da casinha do Valentino. Após mudar para domingo, as bandas se apresentavam na escada da casinha do bar, ao ar livre, e o tradicional bazar era realizado dentro do salão. Por conta da logística, o bazar e as apresentações musicais trocaram de lugar e isso, segundo Gehring, fez a festa bombar ainda mais.

O Bazar Barbada, que acompanha a festa em todas as edições, existe desde a criação do evento, com a intenção de incentivar o consumo na economia local. A festa também tem retorno, porque é divulgada por meio dos expositores.

A intenção dos produtores sempre foi e ainda é realizar uma festa barata aos domingos, com música variada. Ao longo dos anos, a Barbada recebeu várias bandas de todo o Brasil. “A gente escolhe as bandas que gostaríamos de ouvir em uma festa, coisas que gostamos”, diz Gehring.

Entre os planos futuros para a festa de longa trajetória na cidade estão o planejamento de um Festival Barbada e trazer aos palcos bandas de renome da nova MPB.

A Barbada reúne um público jovem aos domingos, geralmente com casa lotada
A Barbada reúne um público jovem aos domingos, geralmente com casa lotada | Foto: Divulgação

SERVIÇO:

Barbada 9 anos

Quando: Domingo (7), às 18h

Onde: Bar Valentino (av. Prefeito Faria Lima, 486

Quanto: R$15,00

* Supervisão: Célia Musilli

Editora da Folha 2

mockup