Um curso de Pós-Gradução em Cinema e Documentário será oferecido pela primeira vez em Londrina. Inédito no Paraná, ele vai integrar a grade de cursos ofertada neste semestre pela Faculdade Pitágoras. As inscrições e matrículas encerram-se neste sábado. As aulas têm início no dia 28 de março.
O curso irá oferecer ao estudante elementos para compreensão dos processos de produção audiovisual, deste o roteiro até a direção, permitindo a formação de profissionais para as áreas técnicas e teóricas do universo cinematográfico e documental. A duração é de 18 meses, seis deles dedicados à produção de uma monografia.
Os alunos aprenderão a produzir roteiros, editar filmes, criar a sonorização e escrever críticas cinematográficas. ''Pelo que pesquisei, não há nada parecido no Paraná em nível acadêmico'', diz Marco Antônio Rossi, coordenador geral do curso e responsável pela discipina História do Cinema. O programa do curso inclui a disciplina ''Seminários Avançados'', que consiste na realização de palestras e workshops com profissionais do segmento.
Rossi adianta que algumas figuras importantes do cinema nacional poderão ser convidadas até o final do ano. Alguns contatos já foram feitos com nomes como Marcelo Marzagão, Zelito Viana e João Moreira Salles. ''Seriam ótimas oportunidades para trocas de experiências'', sublinha. Ele destaca também a disciplina ''Olhar Fílmico'', que propõe educar e estimular um olhar sensível do aluno.
''A idéia é que o aluno, acostumado aos produtos da indústria cultural, aguçe seu olhar para a complexidade e não se entendie ao assistir filmes franceses ou iranianos. A intenção é buscar a formação dos sentidos valorizando um espectador mais sofisticado que deseja aprender e não apenas se divertir diante da tela'', assinala.
Rossi salienta que, embora possa atrair um número maior de profissionais de Comunicação, o curso apresenta interesse também para pessoas vinculadas a áreas como Filosofia, História, Ciências Sociais e Geografia. ''Ele interessa a todos que têm o audiovisual como suporte para suas atividades e pesquisas'', explica.
O coordenador acredita que a implantação do curso poderá trazer benefícios à cidade. ''Muitas iniciativas derivadas poderão ser realizadas, como um festival nacional de cinema, com seu potencial para atrair turismo e movimentar a rede hoteleira local'', diz. E acrescenta: ''Londrina tem experimentado uma grande movimentação em torno do audiovisual nos últimos anos, mas faltava um lugar para discutir, produzir e viver o cinema com mais intensidade. O curso tem a pretensão de preencher essa lacuna transformando-se num centro catalisador de energias cinematográficas. Vamos dar um pontapé inicial''.

Serviço
- Curso de Pós-Graduação em Cinema e Documentário
As inscrições devem ser realizadas através do site www.faculdadepitagoras.com.br/pos, até o dia 21 de março. A matrícula também deve ser efetuada até a mesma data. Mais informações pelo telefone: (43) 3373-7302.

mockup