| |

Folha 2 5m de leitura

Nostalgia marca ‘Sonic - O Filme’ e leva fãs do game aos cinemas

Filme que estreou na semana passada assume liderança nas bilheterias batendo grandes títulos da temporada

ATUALIZAÇÃO
19 de fevereiro de 2020

Rafael Fantin - Grupo Folha
AUTOR

 O live action de Sonic estreou na quinta-feira passada (13) nas salas de cinema do País e assumiu a liderança nas bilheterias entre os filmes exibidos no último final de semana, deixando para trás “Aves de Rapina”, longa sobre a vilã Arlequina, e “Parasita”, vencedor do Oscar de melhor filme. Até domingo (15), mais de 700 mil pessoas assistiram a “Sonic - O Filme”, o que significa uma arrecadação de quase R$ 12 milhões no Brasil.

O sucesso do ouriço galáctico na telona é resultado das legiões de fãs que acompanham a saga de Sonic nos games contra o vilão Doutor Robotnik, desde o início da década de 1990. Garoto-propaganda da produtora Sega, Sonic era um dos principais jogos do console Mega Drive, que rivalizava com o Super Nintendo, que tinha como carro-chefe a turma do Super Mario Bros. Os dois principais consoles da era dos 16 bits brigavam pela preferência dos gamers. Sonic atravessou gerações e consoles com jogos para PS3, Xbox 360, PC e smartphones e por isso, une pais e filhos nas sessões de cinema. Enquanto a galera mais antiga mata a saudade do Mega Drive, o ouriço também acena para os novos fãs. Em uma cena, Sonic faz a "dancinha do Fortnite", um dos games online mais jogados no planeta, sucesso entre crianças e pré-adolescentes.      

Enquanto a tecnologia e os efeitos especiais ficaram responsáveis pela criação do ouriço que tem a voz do ator e dublador Ben Schwartz, o vilão Robotnok é interpretado por Jim Carrey, conhecido por comédias como “Ace Ventura”, “Debi e Loide”, “O Máscara” e “Todo Poderoso”.

As argolas que Sonic recolhe para ganhar vidas extras nos games aparecem como uma das principais referências aos jogos eletrônicos
 

Para enfrentar o vilão e suas máquinas malignas, Sonic conta com a ajuda de Tom, xerife de uma pequena cidade que está sendo transferido para San Francisco. Na pele do policial, o ator James Marsden, que interpretou o mutante Ciclope na série de filmes dos X-Men.

O primeiro filme de Sonic não explora outros personagens do vídeo game, entre elas, a raposinha Miles “Tails” Prower, mas existe a expectativa de que longa metragem tenha uma sequência na telona.

As argolas que Sonic recolhe para ganhar vidas extras nos games aparecem como uma das principais referências aos jogos eletrônicos, além do tênis vermelho, conhecido pela alta velocidade do ouriço, que chega a emitir raios elétricos durante uma corrida no estilo The Flash.

Os golpes que Sonic dá nas máquinas do vilão quando se transforma em uma espécie de bola e a maneira como ele enfrenta o chefão Robotnik na cena final do filme levam os fãs dos games de volta aos anos 90. É como se todo o cinema estivesse com o velho controle do Mega Drive nas mãos, controlando as ações do pequeno herói azul.  

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS