Nostalgia antecipada
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 13 de abril de 2015
Anna Bittencourt<br> TV Press 
Saber parar é uma arte", garante Fernanda Torres. Protagonista de "Tapas & Beijos" ao lado de Andréa Beltrão na série, Fátima e Sueli ela garante que o fim da produção é uma decisão tomada em conjunto. "Passa um filme na nossa cabeça e, às vezes, é doloroso saber que estamos na reta final. Foi uma jornada muito bem sucedida, um convívio maravilhoso e com uma resposta incrível de público e crítica", avalia Andréa.
É já com um clima saudosista que elenco e equipe se preparam para a última temporada, que estreia hoje. Apesar do clima de despedida, o fim da sitcom não pegou ninguém de surpresa. Maurício Farias, diretor e idealizador do projeto, garante que houve um acordo prévio entre os atores e a cúpula da Globo mesmo antes da estreia, em 2011. Líder de audiência desde o início, "Tapas & Beijos" iria ficar no ar por três anos: acabou tendo cinco temporadas. "Tenho 30 anos de Globo e esse é o primeiro projeto com prazo de validade. Fazendo sucesso, é difícil controlar esse tempo. Mas sempre tive em mente que dá agonia ver tanto talento parado em um projeto só", explica.
Os outros projetos do elenco que além de Fernanda e Andréa, incluem nomes como Vladimir Brichta, Fábio Assunção, Kiko Mascarenhas, Malu Rodrigues, Natália Lage, Fernanda de Freitas, Otávio Muller, entre outros nomes eram uma preocupação para toda a equipe. Mas não o único. A viabilização do projeto também foi um fator que dificultou a longevidade de "Tapas & Beijos".
Com temporadas muito longas, cerca de 38 episódios anuais, a equipe de roteiro tinha apenas um mês por ano para criar a história da próxima temporada. "É também uma nova meta da Globo fazer produtos menores. É um arrojo muito grande, devido aos custos, mas melhora muito a qualidade final do texto", garante Cláudio Lisboa, responsável pelo roteiro ao lado de Nilton Braga.
O desfecho da história de Fátima e Sueli contará com 22 episódios. Fora da Djalma Noivas, as protagonistas vão abrir um brechó chamado BoutiKe e sentir na pele como é difícil gerir um negócio. Além disso, continuam com os problemas domésticos com seus respectivos, Armani e Jorge, interpretados por Vladimir e Fábio. Beatriz e Jurandir, interpretados por Malu Rodrigues e Érico Brás, também estão às voltas com o bebê recém-chegado. "Com um arco menor de capítulos, temos mais domínio sobre os episódios. Só assim é viável fechar e amarrar a história de cada personagem", explica Nilton Braga.
Participações especiais, como a de Márcio Garcia, também estão previstas. "O clima é tão bom, o estímulo é tão grande e o resultado, tão compensador, que ficamos com vontade de colocar todo mundo aqui dentro", brinca Vladimir.
"Tapas & Beijos" também pode chegar ao cinema. Segundo Maurício Farias, há um "namoro" entre a produção e a cúpula da Globo Filmes desde o primeiro ano da produção. "O tempo e a agenda de cada um, no entanto, eram inviáveis", lamenta o diretor. Agora, com mais tempo, é possível que o projeto consiga ir para frente.
Com mais liberdade para priorizar outros trabalhos, o elenco vai seguir por caminhos diversos: Fábio Assunção estará na próxima novela das sete, enquanto Andréa, Fernanda e Vladimir vão focar suas atenções no teatro. "Tenho muita saudade dos palcos. E espero que um dia a gente consiga reunir todo esse elenco em um espetáculo", torce Fernanda.
Serviço:
"Tapas & Beijos" Estreia da última temporada hoje, às 22h20, na Globo


