Acostumada a romper limites e superar obstáculos em busca de movimentos exatos e coreografias perfeitas, a bailarina Carina Corte enfrenta atualmente o maior desafio de sua vida. A artista que encantou plateias pelo país afora durante o tempo em que integrou o Ballet de Londrina e que influenciou aspirantes a bailarinos que participaram do projeto Faces atualmente luta contra um câncer de mama descoberto no final do ano passado. O tratamento feito com quimioterapia a obrigou a se afastar das atividades de professora de dança e para vencer mais esta batalha ela lançou uma campanha nas redes sociais em busca de apoio financeiro para atravessar esse período.

“Familiares e amigos estão promovendo uma rifa que acontecerá no dia 15 de agosto com sorteio de brindes, como tapetes, almofadas, máscaras, toalhas e puffs. Ao depositar R$ 5 em minha conta e informar que fez o depósito pela minha página no Facebook a pessoa receberá um número para concorrer aos prêmios”, informa Carina. As contribuições também podem ser de outros valores (ver serviço da matéria).

Em primeiro plano, Carina Corte no balé "Fale Baixo", do Ballet de Londrina
Em primeiro plano, Carina Corte no balé "Fale Baixo", do Ballet de Londrina | Foto: Carlos Bozelli/ Divulgação

A bailarina explica que os recursos levantados durante a campanha a ajudarão a se manter financeiramente durante o período de tratamento do câncer. “Estou na sexta sessão de quimioterapia. Nesta primeira etapa serão realizadas nove sessões, uma a cada três semanas. Devido aos efeitos colaterais do tratamento, sinto um cansaço descomunal depois das sessões e, por isso, não tenho condições de atuar como professora de dança, que era a minha única fonte de renda”, relata.

Apesar das dificuldades, Carina afirma estar esperançosa quanto ao sucesso do tratamento. “Trata-se de um câncer muito agressivo que atingiu a mama direita e também se espalhou pelo pulmão. Mas o tumor tem regredido com a quimioterapia. Acredito muito no poder as orações que as pessoas têm feito por mim. E acho que o condicionamento físico e a consciência corporal que adquiri em mais de 30 anos dedicados à dança também estão ajudando muito neste momento”, enfatiza.

PROFISSIONALIZAÇÃO EM LONDRINA

Nascida em Ilha Solteira e criada em Guararapes - cidades do interior de São Paulo - Carina teve seu primeiro contato com a dança ainda na infância. “Com nove anos eu já fazia jazz e balé e, aos 12, já dava aulas de dança”, conta ao ressaltar que foi Londrina quem abriu as portas para sua profissionalização na área. “Vim pra cá no ano 2000 para participar de uma audição do Ballet de Londrina. Fui reprovada no teste, mas meses depois fui contratada para integrar o espetáculo “Eternamente”, que estreou em 2002. Fiquei no Ballet de Londrina até 2013 durante esse tempo a gente fez várias turnês pelo Brasil inteiro, com críticas elogiosas em várias cidades. Foi um período de muitas conquistas e alegrias. O Ballet de Londrina me apresentou ao mundo”, ressalta.

Os ensinamentos adquiridos por Carina em décadas de estudo e atuação como bailarina profissional foram repassados a centenas de estudantes de escolas municipais de Londrina localizadas nas periferias da cidade. Formada em Dança (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ela idealizou o Projeto Faces, que existe na cidade deste 2013. “Patrocinado pelo Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), este projeto atendeu, em média, cerca de 300 crianças por ano. Este trabalho me deu muitas alegrias. Entre elas o Prêmio Nossa Gente, que recebi da Folha de Londrina na categoria Pesquisa e Educação, em 2013”, destaca ao informar que neste ano as atividades foram suspensas.

ELOGIADA PELOS COLEGAS

Diretor do Ballet de Londrina, Leonardo Ramos destaca a importância do Projeto Faces para Londrina. “Esse projeto trouxe a oportunidade de crianças da casca mais carente da cidade a possibilidade da convivência com a dança. É um projeto da máxima importância para Londrina. Espero que seja retomado com apoio do Promic assim que a Carina estiver restabelecida”, afirma ao elogiar a participação da bailarina no Ballet de Londrina. “A Carina Corte teve uma passagem brilhante pelo Ballet de Londrina. Bailarina criativa, participativa em todos os processos, desde a criação, ensaios e também no entorno no que diz respeito a uma companhia profissional”.

Carina Corte foi idealizadora e coordenadora do projeto Faces, dedicado a ensinar dança a crianças da periferia de Londrina
Carina Corte foi idealizadora e coordenadora do projeto Faces, dedicado a ensinar dança a crianças da periferia de Londrina | Foto: Camila Fontes/ Divulgação

Coordenadora Geral do Festival de Dança de Londrina, Danieli Pereira também ressalta o trabalho de Carina. “Foi uma bailarina muito grande, imensa, dentro do Ballet de Londrina. Um ponto muito forte dentro do grupo, uma presença sempre muito marcante, seja ela em cena, seja coreografando ou seja dando aula. Ela é a criadora de um dos projetos mais bonitos que a gente tem na cidade que é o Faces de Londrina. A Carina tem força e é jovem. Tenho certeza que vai ser uma vencedora nesse período que ela está passando”.

SERVIÇO:

Além da rifa para o tratamento da bailarina, outras contribuições podem ser feitas na seguinte conta:

Carina Aparecida Corte de Souza

Caixa Econômica Federal

Agência: 2731

Conta: 5237-1

Operação: 013 (poupança)

CPF: 213.073.098-10.