A paixão pela dança de salão e a solidariedade são os grandes motivadores para a realização do espetáculo ''Laços Entre Nós'', que acontece nesta segunda-feira, às 20 horas, no Teatro Ouro Verde. Reunindo integrantes da Entrepassos Cia. de Dança e dançarinos de mais cinco academias de dança da cidade, o evento é em prol do Hospital do Câncer e da Casa de Apoio do Hospital Universitário de Londrina. A abertura contará com show do grupo de taiko Ryukyu Koku Matsuri Daiko Brasil (filial Londrina). O ingresso são dois quilos de alimentos não perecíveis.
A iniciativa tem na coordenação a professora de educação física Lucília Kunioshi Utiyama, aposentada pela Universidade Estadual de Londrina no ano passado, que decidiu formar uma companhia independente de dança para dar continuidade ao trabalho de pesquisa na área de dança que realizava desde 2005 na instituição.
''Desde então, sempre fizemos espetáculos solidários de dança no Ouro Verde, com casa cheia nos dois dias de apresentação'', lembra. ''Desta vez, por incompatibilidade de agenda, só conseguimos uma data no teatro, e em plena segunda-feira, e esperamos de coração que o nosso público continue nos prestigiando e ajudando ao próximo'', ressalta Lucília.
Contando com o apoio da Escola Municipal de Dança, onde realizam os ensaios nos finais de semana, os 14 integrantes da Entrepassos têm a chance de aprimorar as técnicas da dança de salão, mesmo não sendo bailarinos profissionais. ''Somos um grupo heterogêneo, formado por diferentes profissionais, mas que já tinham habilidade para dançar. O nosso objetivo é explorar os potenciais do movimento, trabalhando com coreografias originais'', afirma Lucília.
É o caso do eletrecitário Wiley Hiroshi, 29 anos, que após estudar jazz durante cinco anos e danças tradicionais gaúchas, agora está apaixonado pela dança de salão. ''No jazz não há uma integração maior, o contato direto com a parceira (dama), e está sendo uma experiência única muito legal'', comenta.
O técnico judiciário Luis Fernando Wauters, 28 anos, também se rendeu ao prazer da dança de salão. ''Fui me interessar pela dança de salão no último ano do curso de educação física, quando ainda era aluno da professora Lucília, e não parei mais. Hoje estou no segundo ano de Direito e me desdobro para poder continuar dançando'', garante.
A professora Lucília avalia que a grande magia da dança para o público é causar a impressão de que a harmonia dos movimentos ao som de uma bela música é fácil. ''Na verdade, há muita técnica e esforço por trás, e há uma diferença entre a dança descontraída e a dança profissional, que exige um aprimoramento e dedicação constantes'', pondera. ''De qualquer forma, e de modo geral, a dança traz muitos benefícios psicossociais, proporcionando bem-estar e melhorando o comportamento em sociedade'', acrescenta.
Como grupo independente, os integrantes atuam de forma voluntária, o que torna ainda mais fundamental o papel dos apoiadores e simpatizantes da iniciativa, incluindo o apoio de nove academias da área de saúde de Londrina (a maioria de ex-alunos da professora), além do Núcleo de Atividade Física do Centro de Educação Física da UEL. Mais informações pelo e-mail [email protected].

Serviço
- Laços entre Nós - Espetáculo solidário de dança organizado pela Entrepassos Cia. de Dança
Quando - Segunda-feira (21) às 20h
Onde - Teatro Ouro Verde (R. Maranhão, 85)
Quanto - 2 Kg de alimentos não perecíveis em prol do Hospital do Câncer e da Casa de Apoio do HUPontos de troca - Hospital do Câncer (R. Lucilla Ballalai, 212) / Casa de Apoio do HU (R. Mitsuge Ohara, 151) / Centro de Educação Física e Esporte da UEL (Campus Universitário) / Shop Ballet (R. Pio XII, 64) / Academia In Phorma (R. Júlio Estrela Moreira, 1.190)

Veja fotos do ensaio:

Nos passos da solidariedade
Nos passos da solidariedade Nos passos da solidariedade Nos passos da solidariedade