A colonização britânica, a prosperidade com o ciclo do café, a importância do transporte ferroviário, os levantes políticos e as manifestações culturais de Londrina compõem as narrativas sobre o Norte do Paraná reunidas no segundo número da revista "Helena" que será lançado hoje, às 19h30, na Biblioteca Pública Municipal de Londrina. O evento contará com presença do governador Beto Richa.
Um time de 26 colaboradores participa da edição elencando escritores, jornalistas, acadêmicos, fotógrafos e artistas gráficos. "À exceção do fotógrafo João Urban, de Curitiba, todos os demais convidados nasceram, viveram um período de suas vidas ali ou vieram de fora para se estabelecer em cidades da região", explica Ernani Buchmann, idealizador e consultor editorial da publicação. A colaboração de Urban, no entanto, segue a temática da revista trazendo um ensaio sobre trabalhadores do campo com imagens de boias-frias registradas no Norte do Estado entre 1977 e 1981.
"Helena" é editada pela Secretaria da Cultura do Estado. Tem periodicidade trimestral, 115 páginas e formato grande (26,5x35cm), similar ao da revista Piauí. O nome é uma homenagem à poeta curitibana Helena Kolody (1912-2004) e à civilização helênica – temas, aliás, do número de estreia lançado no final do mês de maio.
A tiragem de 8 mil exemplares tem distribuição gratuita para bibliotecas e instituições culturais públicas e privadas. "Convém lembrar que é uma revista de cultura e não de literatura", diz Buchmann. "Não se trata também de uma publicação especializada para acadêmicos. A recomendação é que todos os textos aproximem-se do padrão jornalístico para que a leitura seja prazerosa. A intenção é que seu conteúdo traga sempre material de estudo permanente", assinala.
Segundo ele, o número zero está esgotado. "Eu mesmo fiquei sem exemplar. A revista virou um objeto de desejo. Todo mundo quer levar uma para casa", salienta.
Além de Urban, outro fotógrafo destacado nesta edição é o imigrante japonês Haruo Ohara (1909-1999), que viveu da agricultura em Londrina e tinha a fotografia como grande paixão. Ainda no segmento de artes visuais, a artista plástica Letícia Marquez tem quatro quadros de sua série "Híbridos" reproduzidos já na abertura da publicação. O artista gráfico Cláudio Kambé também participa com ilustrações.
A história da colonização da terra vermelha percorre textos de Domingos Pellegrini, Paulo Briguet, Rogério Recco e Renato Leão Rego. O premiado escritor maringaense Laurentino Gomes, autor dos best-sellers "1808" e "1822", escreve sobre os impasses da economia paranaense da década de 60 a partir da experiência de sua própria família. O escritor João Antônio (1937-1996) tem um texto de baú garimpado especialmente para a revista. Trata-se de "Os anos loucos de Londrina", artigo publicado no número inaugural do jornal Panorama, cuja redação contava com nomes consagrados do jornalismo nacional como Narciso Kalili, José Trajano e Mylton Severiano.
João Antônio fazia parte da equipe. Viera do Rio de Janeiro para levantar poeira em Londrina. O jornal durou apenas 20 meses e virou lenda provocando impacto sem precedentes na imprensa local.
Outro autor de renome presente em "Helena" é o escritor Miguel Sanches Neto, nascido em Cornélio Procópio e que resgata memórias de sua infância na cidade de Peabiru. A professora da Universidade Estadual de Maringá (UEM) Fabiola Cordovil traz uma reflexão sobre a arquitetura e urbanismo em Maringá.
O jornalista e poeta Nilson Monteiro, membro do conselho editorial deste número ao lado de Domingos Pellegrini e Miguel Fernando, lembra da geada de 1975 que dizimou a cafeicultura e transformou o perfil econômico da região.
Marcelo Oikawa e Angelo Priori recordam movimentos políticos de oposição ocorridos ao longo da história do norte paranaense. Silvio Oricolli traça uma pequena retrospectiva dos grandes momentos de clubes profissionais de futebol, com ênfase em Londrina e Maringá. José Antonio Pedrialli fala sobre o origem da expressão pé-vermelho. Walmor Macarini conta episódios da história da Folha de Londrina prestando uma homenagem a João Milanez, fundador do jornal.
Nelson Capucho traz um panorama histórico das manifestações artísticas de Londrina. O poeta Rodrigo Garcia Lopes entrevista o músico londrinense Arrigo Barnabé, que revela que está para lançar um CD em parceria com Luiz Tatit. O também poeta Sérgio Rubens Sossella, nascido em Curitiba e que morou muitos anos em Paranavaí, fecha a edição com dois belos poemas.
A próxima edição tratará das regiões Oeste e Sudoeste. Buchmann adianta que um escritor consagrado será convidado para se enfurnar no local e escrever uma reportagem a partir de suas vivências.
Os dois números já lançados podem ser acessados integralmente nos sites www.issuu.com/revistahelena e www.facebook.com/revistahelena.

Serviço:
Lançamento da revista "Helena"
Quando - Hoje às 19h30
Onde - Biblioteca Pública de Londrina (Av. Rio de Janeiro, 413)
Quanto - Entrada franca
Informações - (43) 3371-6500

mockup