Da Redação
Bruges e Gent são duas cidades da parte flamenga da Bélgica, localizadas entre Bruxelas e o Mar do Norte. Bruges parece ter parado no tempo. Construída no interior de uma fortaleza e em meio a vários canais e pontes, a cidade é dona de uma beleza única.
Fundada na Idade Média, o apogeu de Bruges foi nos séculos 12 e 13, época em que rivalizou em glória e poder com as cidades do Norte da Itália. Até 1300, Bruges foi o porto mais importante da Europa do norte e recebia mercadorias do mundo inteiro. A economia forte fez com que a cidade se tornasse muito importante, mas o mar arrastou muita areia para dentro de seus canais, tornando inviável a navegação. A função portuário acabou mas a cidade acabou se transformando em um dos destinos mais românticos do mundo por sua arquitetura e geografia.
Não há como ir à Bélgica sem visitar Bruges, suas igrejas, monastérios, conventos e casas antigas e canais, além de sua fabulosa coleção de arte flamenga.
Tão antiga quanto Bruges é Gent. Em 1180, quando o castelo dos Condes de Flandres foi construído, a cidade já era próspera e poderosa. Sua atração mais conhecida é a tela ‘‘O Cordeiro Sagrado’’, de Jan Van Wyck, uma das mais antigas pinturas a óleo do mundo, exposta na Catedral de Saint Baafs.
O centro histórico da cidade está concentrado em uma pequena área rodeada pela parte mais moderna. A cidade possui ainda o Museu da Tortura, que está no castelo medieval; o Museu Marítimo e o Middelheim, Museu de esculturas ao ar livre com alguns dos melhores artistas do mundo, como Rodin e outros grandes nomes.
Gent é a cidade natal de Carlos V (1500-1558), um dos maiores imperadores da Europa; rei da Espanha, Nápoles e Sicília, imperador de todo o Império Romano. No ano que vem, os 500 anos de nascimento do Imperador Carlos V serão comemorados com vários eventos em toda a Bélgica.
Outro destino a ser incluído no roteiro de viagem é Antuérpia, cidade portuária com fortes vínculos no comércio internacional e também centro mundial para processamento de diamantes. É a cidade mais populosa da Bélgica e conheceu o auge no século 16, período em que se tornou o centro comercial mais importante do mundo. Foi nessa época, em Antuérpia, que foi fundada a primeira Bolsa de Valores.
Jóia do período barroco e ao mesmo tempo moderna, a cidade é ornamentada por uma bela catedral gótica, onde o turista pode ver uma das mais bonitas telas de Pieter Paul Rubens, o filho mais famoso de Antuérpia. O pintor e diplomata está presente em muitos lugares da cidade. A estátua dele está no Groenplaats. A Ruben House no Wapper onde o pintor viveu e trabalhou ainda aparece a grandeza da altura do Antuérpia Baroque. Neste museu, graças à mobília, objetos de arte e trabalhos da coleção privada do mestre, é possível reviver o tempo de Rubens.
Este ano, a cidade ainda comemora os 400 anos de outro artista – Antoon Van Dyck – com três retrospectivas de seus maiores trabalhos e uma extensa programação de eventos.

TOME NOTA
- Como chegar
A melhor maneira é comprar um pacote de viagem. Se preferir um roteiro independente, a passagem aérea pela Vasp, com embarque em São Paulo, até 9 de dezembro custa a partir de US$ 749,00 sem as taxas. O valor pode ser financiado em até seis vezes através de cartões de crédito internacionais.
- Informações
No Brasil, podem ser obtidas no Consulado da Bélgica, em São Paulo, fone 0**11/3171-1596 ou 3171-1599. Na Internet: www.visitbelgium.comBruges, Gent e Antuérpia datam da Idade Média e são destinos obrigatórios para o turista que aprecia beleza, romantismo e história
DivulgaçãoBRUGESConstruída no interior de uma fortaleza e em meio a vários canais e pontes, a cidade é dona de uma beleza únicaDivulgaçãoCastelo de Flandres, em GentDivulgaçãoCatedral gótica em Antuérpia

mockup