NONA ARTE
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 23 de setembro de 2008
Claudio Yuge<br> Equipe da Folha 
''Você tem que ler 'Ooru', é muito punk rock.'' Recomendação de fã, a confirmação acontece após a leitura: o mangá de Jun Hanyunyuu, conhecido por aqui pela adaptação ''Otakus in Love'' (selecionado no Festival de Veneza de 2004) é pura ação e diversão inconsequente em forma de quadrinhos.
Em ''Ooru'' (que significa ''azul'' em japonês, cor que domina as capas das cinco edições) o quadrinhista oriental Kozô Sanou, criador de mangás, está um tanto quanto entediado depois de ganhar milhões com suas produções. A exemplo do já finado Hunter Thompson, decide viver em um local distante das triviais relações sociais, isolado no campo.
Neste contexto surge o editor de mangás Takeshi Antai, que, de olho na grana esperta que pode fazer com o talento de Sanou, tenta convencer o mangaká a deixar seu exílio. A tarefa é árdua e, durante a negociação, ambos acabam envolvidos com a yakuza, a máfia japonesa, e embarcam em uma aventura cheia de sangue e tiroteiros, bem à moda Quentin Tarantino.
O destaque da edição não fica somente por conta do roteiro simples e extremamente envolvente de Hanyunyuu, mas especialmente nas imagens que cria: o autor controla as hachuras com maestria e suas composições e desenhos parecem vibrar entre os quadros. Essa energia impulsiona a história e dá vida aos personagens, carismáticos e defeituosos, cativantes. Sim, ''Ooru'' é punk rock.
SERVIÇO- Ooru tem formato 13,4 x 20,2 cm, 176 páginas em preto-e-branco, e custa R$ 12,90.


