Os grandes sambistas brasileiros serão homenageados com um show do grupo Gente Boa da Melhor Qualidade, hoje, às 20 horas, no Teatro do Paiol, em Curitiba. O repertório abrange a época de ouro da música brasileira e reúne composições dos anos 20, 30, 40 e 50. Essa é a primeira vez que o grupo apresenta-se em teatro.
A proposta do grupo é relembrar grandes nomes da música brasileira, mantendo-se fiel aos arranjos originais das composições. ‘‘Até os anos 60 foram compostos os melhores sambas. Depois disso, acabaram. Foi um ciclo que terminou. Esses sambas têm harmonias e letras inigualáveis’’, reconhece o músico do grupo, André Scheinkmann. Entre os inúmeros compositores interpretados nas mais de 60 músicas do repertório estão Noel Rosa, Cartola, Adoniran Barbosa, Nelson Cavaquinho, Carlos Cachaça, Luis Barbosa, Ismael Silva, Wilson Batista, Assis Valente e Geraldo Pereira.
O Gente Boa da Melhor Qualidade foi criado em 1997 e é formado por músicos com idades entre 25 e 32 anos. Integram o grupo Marcelo Costa (percussão), Dalton Sakamoto (voz, percussão), Rodrigo Faria (trombone), percussão), André Scheinkmann (pandeiro), Paulo Marques (violão, voz), Guto Gevaerd (violão, voz), Léo Hishida (cavaquinho, voz) e Caio Marques (voz, cuica).
No espetáculo de hoje, o grupo interpreta ‘‘Rugas’’, de Nelson Cavaquinho, Ary Monteiro e Augusto Garcez; ‘‘Alegria’’, de Carlota; ‘‘Apaga o Fogo, Man钒, de Adoniran Barbosa: ‘‘Cem Mil Réis’’, de Vadico e Noel Rosa; e ‘‘Escurinho’’, de Geraldo Pereira, entre outras. São músicas que falam de mulheres, orgias, tristeza e pobreza. Hoje, consideradas politicamente incorretas, mas que naquela época com muita boemia e sambistas de morro, eram temas comuns e atuais.
• Show do grupo Gente Boa da Melhor Qualidade. Hoje, às 20 horas, no Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/nº), em Curitiba. Ingressos a R$ 5,00 e R$ 2,50.

mockup