"Somente os seres humanos podem criar mundos e depois destruí-los”

(David Attenborough)

A frase do mais influente conservacionista em ação na mídia internacional serve como epígrafe e resume o sentido, ou melhor, situa a motivação da minissérie documental “Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo” (Great National

Parks), que a Netflix lançou no ultimo dia 13. Com temática de História Natural, os cinco episódios se debruçam sobre a exploração de algumas das mais excepcionais reservas ambientais – leia-se espaços selvagens – deste planeta Terra.

No anúncio oficial do programa veiculado pelo canal de streaming, o documentário “concentra-se em contar histórias que incorporam valores que os Obama, Barack e Michelle, defenderam ao longo de suas vidas, e os projetos selecionados são reflexo desses valores e um compromisso com uma narrativa de qualidade”.

“Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo” é uma produção da empresa privada fundada em 2018 pelo casal, a Higher Ground, e segundo o ex-presidente foi criada para contar grandes histórias, numa mistura diversificada de conteúdo. “Da ficção científica à beleza do nosso mundo natural e às relações que nos definem, Higher Ground continua a lutar por novas perspectivas, personagens atraentes e uma dose saudável de inspiração. Não poderíamos estar mais orgulhosos de nos unirmos aos brilhantes artistas por trás de cada uma dessas histórias. Cada um deles tem algo importante a dizer.”

Obama foi o presidente dos EUA que criou mais parques nacionais no país. Talvez por isso (mas com certeza não apenas por isso), ninguém melhor do que ele em pessoa para mostrar alguns dos espaços naturais protegidos que há por todo o planeta. Nesta série de cinco capítulos de cerca de uma hora cada, Obama percorre o mundo para mostrar a rica imensidão do espetáculo que a natureza oferece em lugares como Patagônia, Quênia, Indonésia, Austrália e Estados Unidos.

Série mostra várias espécies em seu habitat
Série mostra várias espécies em seu habitat | Foto: Divulgação

Discreto, respeitoso e carismático, mas algo menos pessimista e com uma ponta maior de esperança, Obama segue o estilo da BBC e do naturalista britanico Sir David Attenborough, mostrando o mundo natural através das criaturas maravilhosas que o habitam. No capítulo da Patagônia, por exemplo, conta-se a bela história da família de umas que consegue sobreviver no Parque Nacional Torres del Paine, o mais famoso e visitado do Chile. E também o registro fascinante das focas-leopardo que se encontram todos os anos na geleira de San Rafael para acasalar.

Outro episódio é dedicado a um dos santuários marinhos mais importantes do Pacífico, a Baía de Monterrey, que percorre um quarto da costa da Califórnia e protege uma área de 15 mil quilômetros quadrados. Ali as águas são famosas pela sua riqueza, graças aos afloramentos rochosos, fenômeno oceânico que atrai muitas espécies marinhas como a baleia azul e outras como orcas ou elefantes marinhos. O capítulo faz refletir também sobre a necessidade de proteger os santuários para tentar atenuar os efeitos das mudanças climáticas. Este é precisamente mais um exemplo do modelo

Attenborough, que conseguiu revolucionar a divulgação ambiental com a ajuda das mais recentes e precisas tecnologias de gravação, aqui também presentes sob a coordenação dos Obama.

Ninguém sabe muito bem como conscientizar a população sobre a crise ecológica que ameaça a biodiversidade. Talvez assim, mostrando toda a beleza deste mundo e a ameaça que paira sobre ele, seja possível motivar e convencer as pessoas.

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link