Mais novo fenômeno popular, o grupo cearense de forró eletrônico Aviões do Forró já foi visto no ''Domingão do Faustão'', no ''Domingo Legal'' e no ''Programa da Hebe'', mas sua trajetória no mundo da música data desde 2002. O maior hit da banda, ''Chupa que É de Uva'', faz a cabeça de universitários e micareteiros desde 2008, e já tem quase 7 milhões de exibições no YouTube. Liderado por Xandy Avião e Solange Almeida, o conjunto - que ainda conta com dez músicos e oito dançarinos- está lançando o disco ''Volume 7'', o primeiro por uma grande gravadora (Som Livre).
Para conseguir feitos tão notáveis, a banda seguiu os passos de outro grupo consagrado do Nordeste, o Calypso. Como o conjunto de Joelma e Chimbinha, o Aviões está integrado a um modelo de negócio eficaz. Os músicos são sócios da empresa A3 Entretenimento, que, além de gravadora, editora e produtora, possui várias casas de show em Fortaleza, berço da banda.
Antes de assinar com a Som Livre, seus discos eram distribuídos diretamente em camelôs, a preços módicos, o que, além de ser uma arma contra a pirataria, coloca o grupo na boca do povo. De acordo com Arnaldo Castaldo, diretor de comunicação da A3, contabilizando os seis lançamentos anteriores a ''Volume 7'', o grupo vendeu 1,25 milhão de cópias nesse sistema. Isso sem contar os vários CDs-promo, com registros de apresentações ao vivo, distribuídos gratuitamente pelo grupo. ''Essa é uma forma de as pessoas conhecerem o trabalho do Aviões'', avalia Castaldo.
Isso, com certeza, está trazendo bons resultados, já que a agenda da banda está lotada e, no segundo semestre, inclui apresentações na Espanha, Portugal e Itália.

mockup