Marina Nery sempre soube que a televisão era o caminho natural para muitas modelos ao longo da carreira. Ainda assim, aos 21 anos, a jovem nascida em Salvador, na Bahia, não tinha pretensões artísticas de trabalhar com atuação. Inclusive, se o papel tivesse relacionado ao mundo da moda, muito menos. Porém, um repentino convite do diretor Luiz Fernando Carvalho para viver a nordestina Leonor, de "Velho Chico", acabou alterando a ordem de seus pensamentos. "Fiquei bem apreensiva no início. Não era algo que eu almejava. Mas, como me deram a chance de viver algo completamente diferente, achei que seria legal arriscar", vibra.
Em busca de caras novas na televisão, a equipe de "Velho Chico" chegou até Marina através de um comercial de xampu para a Garnier. Sem precisar enfrentar uma bateria de testes, foram os seus expressivos olhos amendoados que lhe garantiram o papel na primeira fase do folhetim. "O Luiz disse que eu tinha o olhar da personagem", explica ela, que mora em Nova Iorque há cinco anos. "Queria passar mais tempo com a minha família no Brasil. Esse projeto me proporcionou isso", completa.
Na trama de Benedito Ruy Barbosa, escrita por Edmara Barbosa e Bruno Luperi, a personagem de Marina é a filha caçula de um criador de cabras do sertão. Romântica e sonhadora, ela acaba se envolvendo com Afrânio, papel de Rodrigo Santoro. Após serem flagrados pelo pai da moça, os dois são obrigados a se casar. No entanto, durante a vida de casada, terá de enfrentar a fúria da mãe de Afrânio, que não aceita o casamento e cobra da menina um neto. "É uma novela que fala muito do povo nordestino. Achei tudo muito próximo das histórias que escutava na infância", afirma.
Sem experiências com interpretação, Marina focou todas as suas atenções no período de pré-produção. Durante dois meses, ela participou de "workshops" nos Estúdios Globo, na zona oeste do Rio de Janeiro. "Fiz aulas de prosódia, de voz, consciência corporal e respiração. Foi uma preparação completa. Foi isso que me possibilitou estar no vídeo. Caso contrário, não conseguiria", ressalta. Depois do período de composição, Marina ficou um mês e meio no Nordeste para as primeiras gravações da história. "Foi o que deu vida à minha personagem. No ambiente dela, foi mais fácil acreditar naquela história", lembra.
Rosto conhecido do mundo da moda, Marina já trabalhou para marcas como Miu Miu, Prada, Christian Dior e Marc Jacobs. A carreira nas passarelas começou aos 15 anos, quando foi descoberta por uma agência de modelos em São Paulo. Pouco meses depois, estava morando sozinha em Paris, iniciando sua trajetória profissional. Estabilizada na carreira de modelo, ela ainda não tem certeza se pretende seguir investindo no campo da atuação após a novela das nove. "Fiquei com vontade de conhecer mais sobre a arte de interpretar. Conheci esse universo muito rápido. Precisei me acostumar do dia para a noite. Mas não posso dizer que serei figurinha carimbada em outras novelas, por exemplo", aponta.

mockup