Seu mais recente trabalho foi em Londrina, na primeira série ficcional para TV  "Super Família", da Kinopus Audiovisual
Seu mais recente trabalho foi em Londrina, na primeira série ficcional para TV "Super Família", da Kinopus Audiovisual | Foto: Gustavo Carneiro/13-9-2017



A fotografia de Ebert
Com 51 nos de carreira, Carlos Ebert, nascido em 1946 no Rio de Janeiro, estudou Arquitetura na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e Cinema na Escola Superior de Cinema São Luiz, em São Paulo. No final dos anos 1960, participou do cinema marginal e foi câmera e diretor de fotografia de um dos filmes mais significativos do movimento, "O Bandido da Luz Vermelha", de Rogério Sganzerla. Além de outros filmes de peso, trabalhou em diversas séries e comerciais. Na área para crianças, fez direção de fotografia para filmes infantis "A Ilha do Terrível Rapaterra", "Uma Noite na Biblioteca" e a série "O Colorido Mundo de Dalton". O mais recente trabalho, a primeira série ficcional para TV totalmente produzida e rodada em Londrina, "Super Família", da Kinopus Audiovisual.

O que você mais gostava de fazer na escola quando criança?
Estar e brincar com meus amigos e amigas.

Qual a melhor lembrança desse período de escola?
Minha mãe lecionava nessa escola e foi minha professora. Tive muito carinho de todas as professoras que eram suas amigas.

Havia alguma matéria que gostava mais? E qual era a que gostava menos?
História e Ciências.

O que você gostava de comer na hora do recreio?
Havia um doce de abóbora com coco na cantina que era irresistível.

Você já ficou de castigo ou levou bronca do professor alguma vez? Como foi?
Era muito agitado (hoje seria um "hiperativo"). Uma professora me deixou por um período sentado em um caixote. Virei motivo de chacota.

Suas notas eram boas? Qual a disciplina que ia melhor?
Era muito curioso, mas pouco estudioso. Tirava notas melhores nas matérias que gostava mais.

Já gostava de fotografia e imagens quando criança?
Ironicamente em casa nunca existiu uma câmera fotográfica. Aos 13 anos um amigo emprestou uma câmera 4x4 Yashica e comecei a fotografar. Entretanto, sempre fui muito observador. Me lembro nas férias em Petrópolis em que ficava fascinado observando insetos, formigas, flores e árvores.

Quais eram os personagens e filmes preferidos nessa época?
O Gordo e o Magro, Carlitos, Buster Keaton, Hopalong Cassidy.

Quando criança, imaginava que teria essa profissão?
Não. Quando criança queria ser um explorador polar. Adorava frio. Resolvi ser diretor de fotografia já aos 18 anos, depois de assistir duas vezes O Eclipse do Antonioni, fotografado pelo Gianni Di Venanzo. Vi o nome dele no cartaz e pensei: "Quero fazer o que esse cara faz".