Criada em Curitiba, mas com atuação intensa fora do Paraná, a Companhia Brasileira de Teatro estará mais presente na capital paranaense nos próximos dois anos, graças a recursos da Petrobras.
De acordo com o fundador e diretor artístico, Marcio Abreu, embora os atores morem em Curitiba, o grupo realiza muitas temporadas fora porque o Paraná ainda carece de programas de destinação de recursos para companhias profissionais. ''Estamos aqui com dinheiro de fora. Sempre estivemos aqui com dinheiro de fora'', afirma Abreu. ''A gente conhece o interior de São Paulo de cabo a rabo mas viajou pouco pelo interior do Paraná'', observa a atriz e diretora técnica Nadja Naira.
Com os recursos do edital, a companhia manterá, até 2010, uma sede no Largo da Ordem, no Centro Histórico de Curitiba, onde serão realizadas oficinas, ensaios e pesquisa de linguagem. ''A idéia de estar no coração da cidade é uma opção política. Queremos gerar fluxo. É importante estar em contato com todo mundo'', justifica Nadja. ''Vamos criar um diálogo com a cidade e promover oficinas para que os atores conheçam um pouco mais a nossa dinâmica de trabalho'', completa a produtora e atriz, Giovana Soar.
A primeira oficina gratuita será realizada entre 29 de setembro e 10 de outubro, na nova sede, de segunda a sexta-feira, no período da tarde. Ela será voltada a profissionais e estudantes de teatro, terá 10 dias de duração e caráter multidisciplinar. Poderão participar atores, diretores, cenógrafos, técnicos e produtores. As vagas serão limitadas.
A oficina partirá de textos de Paulo Leminski e deve dar origem ao espetáculo baseado na obra ''Vida'', do poeta paranaense. Trata-se de quatro livres biografias escritas por Leminski sobre o poeta japonês Bashô, o poeta simbolista Cruz e Sousa, Jesus Cristo e o revolucionário Leon Trotski. ''São biografias que não têm o compromisso com a informação detalhada, mas um viés poético, um olhar criativo'', observa Marcio Abreu. A estréia deve ser em 2010, com uma temporada de dois meses em Curitiba, seguida de apresentações pelo interior do Estado.
De acordo com o diretor artístico da companhia, a escolha do texto foi uma decorrência natural do trabalho que o grupo desenvolve. ''Fazemos uma pesquisa profunda na dramaturgia. Queremos saber qual é o seu campo, que parece cada vez mais aberto'', explica Abreu. ''Trabalhamos com textos que nos estimulem esteticamente dentro do que a gente hoje acha que o teatro pode propor'', completa Giovana, que é a tradutora do grupo. A Companhia Brasileira de Teatro também trabalha com traduções de textos inéditos para a adptação aos palcos, além de textos originais.
Em paralelo à programação aprovada pelo Petrobras Cultural, o grupo desenvolverá a adaptação de ''Oxigênio'', do autor russo contemporâneo Ivan Viripaev. Com estréia prevista para o ano que vem, o projeto será viabilizado por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. O trio planeja ainda incluir Curitiba no roteiro do Ano da França no Brasil, em 2009, promovendo um encontro de companhias teatrais na cidade.

SERVIÇO
- Companhia Brasileira de Teatro
Rua José Bonifácio, 135, Largo da Ordem
Informações: (41) 3223-7996 e www.companhiabrasileira.art.br.

mockup