‘’Um livro feminino, sem ser feminista’’ aponta o prefácio de ‘’Lasca de Costela’’, o segundo romance do jornalista e escritor Nilson Monteiro, que será lançado nesta terça-feira (16) em Curitiba, cidade onde reside há mais de trinta anos. O livro, considerado uma ‘’literatura sem tapa-olhos’’ pelo autor, já está disponível para ser adquirido pela internet.

‘’Esse livro mostra a vida desigual, uma vida dura em uma cidadezinha qualquer’’, contou Monteiro para a FOLHA, destacando as múltiplas vozes que compõem a obra. O romance se passa em uma cidade esquecida, vestida de nada, e busca revelar preconceitos históricos do passado e também do presente, no dia a dia das nossas cidades. Monteiro explica que não se baseou em uma cidade específica, e que escreveu a partir do contexto brasileiro: o Brasil escondido atrás de suas mazelas.

A personagem central é uma mulher chamada Eva, que não é retratada com heroísmo ou posição de liderança. Uma mulher comum em seu cotidiano, vivências e preconceitos, características que ocorrem e acontecem em suas vidas como um todo. Não por coincidência, a capa do livro ilustra uma moça atravessada por um trem, sugerindo viagem e até mesmo libertação.

Embora o livro não deixe mistérios sobre o que está tratando, é uma literatura que procura deixar dúvidas. Os nomes mencionados, tanto da obra quanto da personagem, por exemplo, são referências sacras. Para esta, Monteiro conta que ‘’a obra revela o que há e o que não há de sagrado na vida das pessoas’’ e que a intenção é despertar a curiosidade do leitor.

Nilson Monteiro é natural de Presidente Bernardes (SP) e reside em Curitiba desde 1986. Escreveu dois romances, quatro livros de crônicas, livros de poesias e mais. Passou por diferentes veículos de imprensa do país, incluindo a Folha de Londrina, e é membro da Academia Paranaense de Letras desde 2014.

Para adquirir o livro pela internet, é necessário enviar o valor de R$60 na chave pix: 41992112113 e mandar o endereço para este número de whatsapp.

* Sob supervisão de Claudemir Scalone, editor interino

SERVIÇO

"Lasca de Costela" desnuda situações vividas por mulheres e a principal delas, Eva, nas mais diversas circunstâncias e preconceitos, afirma escritor Paulo Venturelli, que assina o prefácio
"Lasca de Costela" desnuda situações vividas por mulheres e a principal delas, Eva, nas mais diversas circunstâncias e preconceitos, afirma escritor Paulo Venturelli, que assina o prefácio | Foto: Reprodução

Lançamento "Lasca de Costela"

Quando: terça-feira , 16 de maio, às 19 horas

Onde: Cafeteria Solar (dependências da Fundação Cultural de Curitiba)

Rua Dr. Claudino dos Santos, 142, Largo da Ordem

***

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me-message-6WMTNSJARGMLL1.