São Paulo - Três anos após estrear no festival musical de documentários In-Edit, o filme "Você Não Sabe Quem Eu Sou", sobre o vocalista do Ira!, Nasi, ganha uma nova versão, mais completa e enxuta.

Exu do rock brasileiro, Nasi é uma figura polêmica. A briga com os colegas do Ira! em 2007 acabou na dissolução da banda e ganhou contornos dramáticos quando o advogado do grupo tentou internar o músico à força.

O movimento teve anuência de seu irmão, Airton Valadão Júnior, também empresário do Ira!, e viaturas chegaram a ir buscar Nasi em sua casa, mas ele conseguiu reverter a situação. "Em seguida, fugi para Mogi das Cruzes no porta-malas do carro de um amigo", conta o roqueiro.

Foi para se aprofundar nisso que os diretores Alexandre Petillo e Rodrigo Grilo voltaram ao filme três anos depois. "Escutamos agora o delegado Olim [hoje deputado estadual de São Paulo pelo PP] e novamente os advogados da época", diz Petillo, também coautor de uma biografia de Nasi.

No documentário, há muitas cenas de bastidores do rock dos anos 19080
No documentário, há muitas cenas de bastidores do rock dos anos 19080 | Foto: iStock

"Eu achava que precisava contar melhor essa história", diz Nasi. O filme será exibido nesta quinta-feira, depois de um pocket-show de Nasi e uma conversa com o diretor do festival, Marcelo Aliche. Depois, continua no site In-Edit para streaming gratuito.

"Preparei um show acústico, de piano, violão e voz, com algumas músicas que têm a ver com a temática do documentário", afirma o roqueiro. "Você Não Sabe Quem Eu Sou", "Rubro Zorro", "Onde os Anjos Não Ousam Pisar" e "Girassol" estão na lista.

Outra lacuna da primeira versão agora preenchida é uma entrevista com o rapper Thaíde. Ele lembra como Nasi foi fundamental para o hip-hop paulistano, ao produzir o primeiro disco do gênero, a coletânea "Hip-Hop Cultura de Rua", em 1988.

Apesar de mais completo, Petillo e Grilo, conseguiram diminuir o filme em cerca de 20 minutos, entregando uma versão melhor e mais direta ao ponto do que a de 2018.

Rogério Corrêa também assina como diretor. Foi ele quem deu o pontapé inicial no documentário ainda em 2010, gravando muitas horas com Nasi. Abandonou o projeto, que foi retomado apenas há três anos.

Há muitas cenas bacanas dos anos 1980, muitas histórias de drogas e bastidores, e entrevistas com o ator Selton Mello, o músico Lobão e o jornalista André Barcinski, colaborador deste jornal.

Edgard Scandurra, compositor e guitarrista do Ira!, comparece com uma entrevista divertida e amável. O baixista Ricardo Gaspa, outro integrante da formação clássica, é um pouco mais reticente e fala por meio de conferência.

Já o baterista André Jung, que era o mais próximo de Nasi, é convidado a dar seu depoimento e responde ao diretor apenas "sem chance".

Gaspa e Jung não participaram do retorno da banda, em 2014, nem do disco "IRA", lançado no ano passado. Atualmente, Johnny Boy e Evaristo de Pádua respondem pela cozinha sonora.

SERVIÇO

Documentário: Você não sabe quem eu sou

Quando: Quinta-feira (17)

Onde: br.in-edit.tv

Preço: Grátis

Elenco: Nasi, Edgard Scandurra, Selton Mello, Lobão

Direção: Alexandre Petillo, Rodrigo Grilo e Rogério Corrêa

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1