O surto começou há dois anos, com a publicação do ''Almanaque dos Anos 80'', de Luiz André Alves e Mariana Claudino. Depois, sucessivos lançamentos transformaram o gênero em moda editorial resgatando um formato de livro que foi bastante popular no Brasil até a década de 50.
O revival de períodos passados trouxe também às prateleiras o ''Almanaque dos anos 70'', de Ana Maria Bahiana, ao qual seguiram-se o ''Almanaque do Samba'' (André Diniz), o ''Almanaque do Fusca'' (Fábio Kataoka e Portuga Tavares) e o ''Almanaque da TV Globo'' (Marcelo Souto Maior). Pegando carona na onda, pulou da gráfica o ''Almanaque do Futebol'', com farta munição para abastecer os amantes da bola.
De autoria de Gustavo Poli e Lédio Carmona, a obra resgata incontáveis episódios ocorridos entre as quatro linhas do campo desde a invenção do esporte pelos ingleses em 1863 até os dias atuais. Como quase todo almanaque, é organizado de forma que o leitor possa abrí-lo desordenadamente esbaldando-se com a torrente de informações que desaba a cada virada de página.
Poli e Carmona, ambos jornalistas esportivos, contam com o auxílio do projeto gráfico de Marcelo Martinez para tornar a leitura mais agradável com seu arsenal de ilustrações, charges, caricaturas, infográficos, tabelas e fotografias. ''Este Almanaque é um inventário sobre esse esporte que apaixona e mesmeriza'' - escrevem eles. ''Da história, dos times, das seleções, dos craques, do folclore. De tudo o que se escreveu e falou sobre futebol, especialmente no Brasil. Afinal, este é o autodeclarado país do futebol, terra de 180 milhões de treinadores, todos responsáveis orgulhosos pelas cinco estrelas que a seleção carrega no peito''.
As curiosidades abundam no volume. Entre os assuntos abordados constam a história das Copas do Mundo, os cinquenta craques do futebol mundial (Taffarel, Júnior e Rivaldo estão escalados aqui para acirrar controvérsias nas mesas mais exaltadas), os dez gols mais bonitos, os dez erros mais grosseiros da arbitragem, os melhores jogos de todos os tempos, as bolas utilizadas, os uniformes, os escudos, os mascotes, as regras e as táticas.
Também desfilam pelas páginas dados sobre o futebol olímpico, o futebol feminino, as competições internacionais, os estádios (você sabia que, depois do Maracanã e do Morumbi, o maior estádio do País é o ''Castelão'', de São Luís do Maranhão?), os gritos das torcidas, os apelidos de grandes jogadores e a história do Campeonato Brasileiro e seus artilheiros (o recordista de gols numa edição do Brasileirão é Washington, autor de 34 gols em 2004, quando atuou pelo Atlético-PR. Mas, computados todos os anos, o maior goleador da história continua sendo Roberto Dinamite, o grande ídolo do Vasco, com 190 gols).
Ao final do volume, os dois autores especulam sobre o futuro e as tendências na evolução do futebol opinando sobre arbitragem, preparação física, medicina, tática e os materiais usados em campo.

Serviço:
- Livro: ''Almanaque do Futebol''. Autores: Gustavo Poli e Lédio Carmona. Editora: Casa da Palavra. 132 paginas Preço: R$ 49,90.

mockup