Nina Cardoso: contos do livro foram escritos antes de 1998, quando a autora ainda morava no Rio de Janeiro
Nina Cardoso: contos do livro foram escritos antes de 1998, quando a autora ainda morava no Rio de Janeiro | Foto: Walkiria Vieira

Nas 74 páginas de "Caminhos Ciganos", Nina Cardoso conduz o leitor a passos que a fizeram chegar até aqui, realizada. Leitora assídua da Folha de Londrina, a escritora conta que a obra, agora impressa , representa um sonho concretizado. Cardoso é carioca, mas tomou Londrina como seu lar há muito tempo. Psicóloga de formação e escritora desde que se entende por gente, teve textos publicados em seis coletâneas de contos e poesias.

De acordo com a autora, no seu livro, "os caminhos do amor, luz, dos sonhos e do vento se entrecruzam, bailando e compondo uma narrativa colorida de aromas, brilhante de cores e obscura quando anoitece", narra. Ela traça em letras sensíveis o vulto do homem altivo que passeia e busca diversão. Ela deixa no ar a pergunta sobre quais os limites da palavra escrita, que transborda em sentidos pela maestria de seu uso.

O livro é composto por quatro contos que levam como título "Caminho do Amor", "Caminho da Luz". "Caminho do Sonho" e "Caminho do Vento". Foram escritos separadamente, têm seus próprios personagens e não se interligam. "Não sei dizer exatamente quando escrevi cada um. Eu ainda morava no Rio de Janeiro, portanto, foram escritos antes de 1998, ano em que vim para Londrina. Foi o meu primeiro trabalho registrado no EDA - Escritório de Direitos Autorais - e isso porque mostrei o trabalho para a Cristina Oiticica e o Paulo Coelho, ele me deu uma bronca porque eu ainda não havia feito o registro. Sob a orientação dele fiz o registro e nunca mais mostrei nenhum trabalho para ninguém sem antes tomar esse cuidado," revela.

Observações, anotações e recusas

Cardoso possui coletâneas de poesias, trabalhos para compor outro livro de contos e um livro de crônicas datadas. "Mas, todas as vezes em que encaminhei minhas obras para editoras, no Rio de Janeiro ou aqui, em Londrina, sempre recebia uma cartinha muito educada mas recusando. A Editora Madrepérola, do Rafael Silvaro, foi a primeira porta que se abriu e alguém disse: 'entre, venha fazer parte do mundo que você sabe que é o seu'. Hoje eu posso dizer, com toda a segurança: sou uma escritora. Oficialmente. Esse é o sonho realizado", ratifica.

Com prefácio de Christina Oiticica, a obra é tratada como capaz de falar com o coração. "Cristina, inclusive, escreveu uma apresentação para a brochura onde diz que o que escrevo 'nos faz pensar no bem e no mal como coisas que estão próximas de cada um".

Quanto a ser uma incentivadora da leitura, ela diz que o hábito de ler permite que tenhamos uma compreensão mais ampla do mundo. "O Projeto Ciranda de Poesias e Contos de Londrina eu trouxe do Rio de Janeiro, onde começou há 45 anos. Aqui, ele funciona nos mesmos moldes, já teve 14 edições e, seguramente, em 2022 terá sua 15ª apresentação", conclui.

Imagem ilustrativa da imagem Narrativa leva leitor a caminhos ciganos

Serviço:

Caminhos ciganos

Pré-venda até: 20 de agosto de 2021

Autora: Nina Cardoso

Editora: Madrepérola

Valor: R$29,90

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1