Existe diferença entre imoral e amoral? Qual? Gerson, Corumbá/MS
Existe diferença, sim.
Imoral = contrário à moral, contrário às regras de conduta vigentes em dada época ou sociedade ou ainda àquelas que um indivíduo estabelece para si próprio; sem moralidade, indecoroso, vergonhoso.
Amoral = moralmente neutro (nem moral, nem imoral, isto é, nem contra nem a favor da moral); que não leva em consideração preceitos morais, indiferente a eles; que não tem senso de moral: ''Depois da guerra, tornou-se uma pessoa amoral.''
Qual a diferença entre cegar e segar? A. K., Vitório de Santo Antão/PE
Cegar significa:
- fazer perder ou perder definitivamente a visão; tornar(-se) cego;
- encher(-se) de encantamento, admiração; deslumbrar(-se), fascinar(-se);
- provocar ilusão em (alguém ou si mesmo); enganar(-se);
- fazer perder ou perder gume ou fio (a propósito de objetos cortantes); embotar.
- Segar = ceifar; cortar ou abater (cereais, ervas etc.) com foice ou instrumento apropriado; pode-se segar legumes, segar os grãos na época certa; tempo de segar é tempo de colheita.
Qual a diferença de sentido entre as sentenças de cada par: ''Os alunos da turma 22, que saíram antes da hora, serão suspensos'' ou ''Os alunos da turma 22 que saíram antes da hora serão suspensos'', ''Todas as propostas, que eram ilícitas, foram prontamente recusadas'' ou ''Todas as propostas que eram ilícitas foram prontamente recusadas'', ''Os professores de Português, que estavam de licença, tiveram de retornar à escola'' ou ''Os professores de Português que estavam de licença tiveram de retornar à escola? E.S.N., Rio de Janeiro/RJ
A sentença de cada par que está entre vírgulas é explicativa, ou seja, entende-se que todos os alunos da turma 22 saíram antes da hora, que todas as propostas eram ilícitas, que todos os professores de Português estavam de licença.
Já no segundo caso - sem vírgulas - é oração restritiva (restringe o grupo que efetuou a ação), isto é, somente os alunos da turma 22 que saíram antes da hora (nem todos agiram assim) serão suspensos, somente as propostas que eram ilícitas (nem todas eram) foram recusadas, somente os professores que estavam de licença (alguns não estavam) tiveram que retornar à escola.
Qual a diferença entre tráfico e tráfego? Adroaldo, São José/SC
Tráfego é trânsito. Tráfico se refere a negócio ilícito, ilegal: ''O tráfico de escravos no século passado não é descrito com pormenores nos compêndios escolares.''
Qual é a expressão correta: desencargo de consciência ou descargo de consciência? Maria Inês F. Martins, Florianópolis/SC
Valem as duas, a despeito de certas pessoas se oporem a ''desencargo''. Descargo é palavra mais tradicional, porém menos usada do que desencargo (de consciência). Os dicionários registram os dois termos como sinônimos.
Maria Tereza de Queiroz Piacentini é diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros ''Só Vírgula'', ''Só Palavras Compostas'' e ''Língua Brasil: Crase, pronomes & curiosidades'' - www.linguabrasil.com.br

mockup