Qual o plural correto: social-democratas ou sociais-democratas? P.F.,
Barretos/SP.

Esse é um caso de plural que costumava gerar muita dúvida, porque a palavra social-democrata pode ser adjetivo ou substantivo, caso de ''uma doutrina social-democrata'' e ''discuti com um social-democrata'', respectivamente. Mas usei o verbo no passado, ''costumava'', porque o dicionário Houaiss parece ter resolvido essa questão ao unir sem hífen os dois elementos do composto; quer dizer, ali o registro é ''socialdemocrata'', cujo plural só pode ser ''socialdemocratas''.
O Pequeno Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (1999), da Academia Brasileira de Letras, traz ''socialdemocracia'' e ''socialpatriotismo''.
É a mesma questão do sócio-econômico versus socioeconômico, que discuto na coluna ''Não Tropece na Língua'' nº 84. Como o leitor interessado irá encontrar a palavra com hífen em livros, revistas e jornais menos recentes, é com a grafia hifenizada que faço a abordagem do tema. E também porque os usuários do ''Dicionário de Usos do Português do Brasil'' (2002) acharão ali os registros social-democrata, social-democracia, social-liberalismo, social-liberal.
Então vejamos: nos compostos de dois nomes variáveis, o normal é flexionar os dois, como cartões-postais, decretos-leis, curtas-metragens, barrigas-verdes, primeiras-damas, novos-ricos, redatores-chefes. Lembremos que há a possibilidade de não flexionar o segundo elemento de uma palavra composta por dois substantivos quando ele é um substantivo especificador, como vales-refeição, livros-texto, células-tronco, licenças-maternidade, por exemplo.
De outra parte, existe a composição de adjetivo + adjetivo, a formar um adjetivo composto, caso em que somente o segundo elemento flexiona: procedimentos técnico-científicos, torcidas rubro-negras, questões sócio-humanitárias, pendências luso-brasileiras, relatórios administrativo-financeiros.
Em social-democrata temos dois adjetivos, portanto só o segundo será flexionado quando se desejar o plural: social-democratas. Esse adjetivo pode ser substantivado, como se vê em ''discuti com um (indivíduo) social-democrata'', ou ''os (indivíduos) social-democratas'', motivo por que nesta circunstância ele recebe a mesma flexão do adjetivo. Temos igual situação de plural em outra palavra usada na esfera política, ''democrata-cristão''. Frases de exemplo: Os democrata-cristãos conseguiram mais votos neste pleito.
Acontecerá uma reunião com os social-democratas com vistas à próxima eleição.
Bem, não adianta procurar o vocábulo ''democrata-cristão'' nos dicionários em voga que você não vai encontrá-lo. Permanece então o detalhe controverso do hífen. A grafia sem ele vai pegar? Ainda não se sabe, mas em geral vale a lei do mais forte, ou seja, de quem (editoras, meios de comunicação) faz o nome circular. A revista Época, por exemplo, segue a grafia oficial. Apareceu no seu número de 28/6/04, pág. 47, em reportagem sobre Leonel Brizola:
''Correu para o banheiro para pensar no que dizer. Saiu de lá fazendo uma revisão de sua carreira e defendendo a socialdemocracia do ex-chanceler alemão Willy Brandt. Semanas depois foi convidado a integrar a Internacional Socialista e inventou o 'socialismo moreno.''

- Maria Tereza de Queiroz Piacentini é diretora do Instituto Euclides da Cunha e autora dos livros ''Só Vírgula'', ''Só Palavras Compostas'' e ''Língua Brasil - Crase, pronomes & curiosidades'' - www.linguabrasil.com.br