NÃO TROPECE NA LÍNGUA - Como construir biossólidos
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 01 de junho de 2004
Maria Tereza Piacentini 
Gostaria de saber se posso usar, indistintamente, as formas verbais constituir e constituir-se. Obrigada. S.C., Brasília/DF
A resposta é não. O verbo constituir é muito amplo, tem todos aqueles significados que você já deve ter visto no dicionário (ser, estabelecer, instituir, nomear, eleger, formar, compor, produzir, ser a base ou parte essencial, organizar(-se), apoiar, basear). Podemos dizer que constituir-se EM (não estamos falando de constituir-se DE, que significa ser composto, ser formado) é uma de suas vertentes, uma derivação da construção originária que veio a ser usada com o sentido específico de passar a ser, tornar-se, talvez por analogia com transformar-se. Quer dizer, o pronome átono (se, me ou nos) e a preposição não se fazem necessários na frase, mas assim são usados como ênfase, para reforçar a idéia do ser, do vir-a-ser, da transformação.
Vejamos alguns exemplos:
Nós jovens nos constituímos na esperança da nação.
O Instituto de Educação tornou-se mais do que simples local para a formação de professores: se constituiu sobretudo num locus da intelectualidade.
Este texto se constitui em breve reflexão sobre o terceiro setor.
O diploma deixou de se constituir num bem raro.
Em todas essas frases pode-se suprimir o pronome oblíquo e a preposição. Observe como se consegue até maior elegância:
Nós jovens constituímos a esperança da nação.
O Instituto de Educação tornou-se mais do que simples local para a formação de
professores: constituiu sobretudo um locus da intelectualidade.
Este texto constitui breve reflexão sobre o Terceiro Setor.
O diploma deixou de constituir bem raro.
Em suma: você pode usar a construção constituir-se em, mas com critério.
Gostaria de saber se biosólidos (ou biossólidos) se escreve com um ou dois s? Na internet vi de ambas as formas e fiquei na dúvida. E.F.B., Campinas/SP
Deve-se escrever biossólido, com duplo s, para informar a leitura correta, pois um s só nessa situação teria som de z. Da mesma forma, deve-se escrever: biossedimentação, biossíntese, biossatélite, biossistema, biossocial.
Diante de substantivo ou adjetivo que comece por R, também se dobra esta consoante: biorritmo, biorregulação.
Gostaria de saber se a palavra datar está correta, por exemplo: Favor, ao receber as correspondências, datar e assinar. Ana Camila, Itajubá/MG
O verbo datar quer dizer colocar data em seu uso é perfeito; já está inclusive dicionarizado.


