Uma história de solidariedade. É do que trata o documentário "Não toque em meu companheiro", da Maria Augusta Ramos. A estreia em Londrina, atingida pelas demissões, será nesta terça-feira, (18). A obra de 74 minutos é sobre a reação e mobilização dos empregados da Caixa Econômica Federal de Minas Gerais, Paraná e São Paulo, ao longo de um ano, após 110 deles serem demitidos em 1991. Coordenado pela Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), o filme estreou em São Paulo, no começo de fevereiro.

Em 1991, atos do então governo Fernando Collor de Mello culminaram na demissão de trabalhadores da Caixa - a notícia chegou uma semana após terem concluído estágio probatório, dispensando até quem estava de licença-maternidade. Durante mais de um ano, os empregados do banco ampararam financeiramente os demitidos e organizaram mobilizações até a reintegração de todos. Para Maria Augusta, trata-se de uma história relevante e de solidariedade e luta dos empregados da Caixa. “Também senti que seria um filme extremamente necessário nesse momento pelo qual estamos passando no Brasil e no Mundo no tocante às relações de trabalho e aos direitos dos trabalhadores”, afirmou a cineasta.

Na época, o número de demitidos abrangeu 50 trabalhadores em São Paulo, 30 em Belo Horizonte e outros 30 em Londrina. E foram exatamente nessas cidades onde aconteceram as gravações. No set de filmagem, foram muitos os reencontros emocionados. Trabalhadores que não se viam há anos se comoveram ao relembrar o cenário de desalento, a mobilização e solidariedade dos colegas. Nas gravações, empregados demitidos e os mais jovens refletiram sobre o que aconteceu no passado e os novos dilemas do trabalho no banco. “Esses momentos são o coração do filme, pela beleza da história que eles carregam, pela emoção do reencontro dos demitidos e pela urgência de falar sobre essa luta em um momento onde os direitos do trabalhador - mas não só - voltam a ser atacados”, avaliou Maria Augusta.

'Não Toque em Meu Companheiro' teve cenas gravadas em Londrina onde, nos anos 1990, funcionários da Caixa foram atingidos pelas demissões
'Não Toque em Meu Companheiro' teve cenas gravadas em Londrina onde, nos anos 1990, funcionários da Caixa foram atingidos pelas demissões | Foto: Rei Santos/ Divulgação

O presidente da Fenae, Jair Pedro Ferreira, também estava entre os demitidos de 1991 e é um dos personagens do filme. Segundo ele, este foi um capítulo importante da luta por direitos dos trabalhadores e destacou que o resgate da história de luta pela reintegração dos demitidos é vital para os novos empregados compreenderem que o movimento nacional na Caixa é feito de mobilizações e conquistas. “Registrar e contar esses acontecimentos, rever as pessoas, ouvir sobre o que cada um viveu e reafirmar a rede de solidariedade entre trabalhadores de um mesmo banco, o único 100% público do país, são alguns do importante saldo captado pelo documentário”, pontuou.

Serviço:

Lançamento do documentário “Não Toque em Meu Companheiro” (para convidados)

Quando: Terça-feira, (18), às 20 horas

Onde: Cine ComTour – Casa de Cultura UEL – Rua Olímpia, 222 - Jardim Alvorada - Londrina