O Dia Internacional da Mulher está logo ali. Nesta quarta-feira (8), os desafios e conquistas femininas serão lembrados de várias formas. Uma delas é parar para ver como as mulheres fazem cinema ou são vistas nas telas, em dramas e comédias.

Para quem vai curtir a data na poltrona de casa, o Telecine preparou cinco especiais para seus canais na TV por assinatura para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

LEIA MAIS:

Filme em cartaz mostra a luta de um paciente contra o câncer

Além das programações especiais na TV por assinatura, também está disponível, no catálogo do Telecine no Globoplay e nas plataformas de streaming das operadoras, a cinelist ‘Mulheres Fazem Cinema’. A lista inclui títulos dos mais diversos gêneros, protagonizados por mulheres e/ou dirigidos por elas.

'Mulheres Fazem Cinema’ também é o nome do projeto realizado pelo Telecine que envolve uma série de ações em comemoração à data. A atriz e cineasta Dira Paes é o rosto das campanhas que serão veiculadas na TV e nas redes sociais.

TELECINE PREMIUM

O especial será composto apenas com filmes nacionais protagonizados por mulheres. Não vai faltar diversão com a apresentação de três comédias comandadas por três atrizes hilariantes. A programação começa às 18h25 com ‘Tô Ryca 2’, longa estrelado por Samantha Schmütz. Na sequência, às 20h15, Fabiana Karla chega com tudo com ‘Uma Pitada de Sorte’. Para encerrar, às 22h, é exibido ‘Juntos e Enrolados’, com Cacau Protásio.

TELECINE ACTION

O Telecine Action preparou uma maratona com sete filmes de ação, todos com protagonismo feminino. O pontapé inicial é dado logo na hora do almoço, meio dia e meio, com ‘Jogos Vorazes - A Esperança - O Final’, com Jennifer Lawrence. O título é seguido de ‘V Para a Vingança’ e ‘Uma Sombra na Nuvem’. No final da tarde, às 17h55, Angelina Jolie quebra tudo em ‘Sr. & Sra. Smith’. No horário nobre, às 20h, não vai faltar adrenalina com ‘Atômica’, título protagonizado por Charlize Theron. Completa a programação ‘Códigos Ocultos’ e ‘Sobreviva ou Morra Tentando’.

Charlize Theron em 'Atômica': muita adrenalina no Telecine Action
Charlize Theron em 'Atômica': muita adrenalina no Telecine Action | Foto: Divulgação

TELECINE TOUCH

O Telecine Touch exibirá longas que celebram as mulheres. Abrindo o especial, às 17h45, ‘4x100 - Correndo Por Um Sonho’ narra a história de quatro atletas brasileiras que têm suas vidas mudadas nas Olimpíadas do Rio, em 2016, quando elas perdem a medalha de ouro por conta de um descuido. Quatro anos depois, em Tóquio, elas tentam recuperar o tempo perdido. Em seguida, às 19h45, é apresentado ‘Emma’, longa baseado na comédia de costumes homônima de Jane Austen.

Vencedor de um Oscar e liderado por Keira Knightley, ‘A Duquesa’ é exibido às 22h. Às 23h, ‘Mamma Mia!’ fecha a noite com muita graça e leveza. Com elenco estrelado, tem nomes como os de Meryl Streep e Amanda Seyfried.

Meryl Streep em Mamma  Mia!, um filme cheio de graça e leveza
Meryl Streep em Mamma Mia!, um filme cheio de graça e leveza | Foto: Divulgação

TELECINE PIPOCA

O especial é composto por longas dirigidos por mulheres. A programação começa às 18h05 com a comédia ‘A Última Noite’, assinada por Camillei Griffin. Depois, às 19h45, é exibido ‘Crepúsculo’, romance adolescente adaptado do best-seller de mesmo nome e dirigido por Catherine Hardwicke. Às 22h, é exibido ‘Na Hora da Virada’, de Sanaa Lathan, e, para fechar com chave de ouro, é apresentado ‘A Bela Vingança’, drama de Emerald Fennell premiado com um Oscar.

TELECINE CULT

O Telecine Cult também reuniu filmes dirigidos por mulheres. A programação é iniciada às 18h15 com ‘Rafiki’, drama assinado por Wanuri Kahiu exibido em Cannes e na Mostra de São Paulo. O longa narra a história de duas jovens que se apaixonam e têm que enfrentar, não só a resistência de suas famílias, mas também as leis e os costumes homofóbicos do Quênia — onde vivem.

Em seguida, às 20h25, é exibido ‘Cléo das 5 às 7’, filme de Agnès Varda — pioneira do Nouvelle Vague, movimento de cineastas franceses dos anos 1960. Completam a programação ‘A Noiva do Pirata’, de Nelly Kaplan, e ‘Ligadas Pelo Desejo’, de Lana Wachowski e Lilly Wachowski.

O Telecine Cult exibe "Cléo das 5 às 7", filme de Agnès Varda, considerada a pioneira da Nouvelle Vague
O Telecine Cult exibe "Cléo das 5 às 7", filme de Agnès Varda, considerada a pioneira da Nouvelle Vague | Foto: Divulgação

OUTROS CANAIS

O Multishow também reverencia as mulheres. No dia 8, partir das 18h30, o canal exibe o TVZ Especial do Dia da Mulher para homenagear divas da música. Uma votação será disponibilizada no Instagram do canal, e será possível escolher os clipes que vão compor a atração.

Grandes artistas formarão a batalha dos clipes, entre elas: Anitta, Luísa Sonza, Taylor Swift, Shakira e muito mais. Nas redes, o público poderá interagir utilizando a hashtag #TVZEspecialDiadaMulher.

Ao longo desta semana, a TV Cultura exibe programação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Entre os destaques há a estreia da série 3 Teresas, com Denise Fraga, pela primeira vez na TV aberta; além de programas temáticos, incluindo Negros em Foco, Persona, Como Ela Faz?, Velhas Amigas e o documentário inédito Mulheres na Conservação.

Na terça-feira (7), o Provoca recebe, a partir das 22h, a atriz Bete Coelho. Em conversa com Marcelo Tas, ela fala, entre outros assuntos, sobre cultura, sua profissão e acontecimentos ao longo de sua trajetória artística.

Ainda na terça (7), às 23h30, o Negros em Foco apresenta edição especial em celebração ao Dia da Mulher. O programa foca em falar como as políticas públicas têm sido importantes para as mulheres ocuparem seus espaços na área em que desejarem. E, no estúdio, o apresentador José Vicente recebe a fundadora da Cortes Assessoria, primeira agência de influenciadores negros da américa latina, considerada uma das mulheres mais inspiradoras de acordo com a organização Think Olga, a empresária Egnalda Cortes, além de Sonia Guimarães, a primeira brasileira negra a se tornar doutora em física, ativa na luta antirracista. Ela é também uma das principais professoras de física do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Na quarta-feira (8) a Cultura apresenta o curta Como Ela Faz?, que discute a equidade de gênero no Brasil por meio da rotina de 12 mulheres. Entre elas: a deputada Tabata Amaral, a filósofa Djamila Ribeiro, a jogadora Cristiane Rozeira, a diarista Carla Dias e Maite Schneider, fundadora da Transemprego.

*Com assessoria de imprensa.