A TV Cultura continua com as inscrições abertas para seu Festival de MPB. Para badadar o evento, a emissora inicia amanhã uma série de programas especiais que irão contar a história dos célebres festivais ocorridos na televisão brasileira desde os anos 60.
A edição de estréia, que vai ao ar às 20h30, é dedicada inteiramente a Elis Regina. Ela foi a vencedora do primeiro festival interpretando a canção ''Arrastão'', de Edu Lobo. O festival foi realizado em 1965 pela TV Excelsior de São Paulo.
O programa reúne diversos registros em vídeo de Elis incluindo depoimentos de músicos, filhos e prdutores como Milton Nascimento, Pedro Mariano, João Marcelo Bôscoli, Fernando Faro e Zé Rodrix. A apresentação é de Solano Ribeiro, idealizador dos velhos festivais e coordenador da atual retomada do gênero pela TV Cultura.
O especial será reprisado na quinta-feira (14), às 22h30, e no sábado (16), a partir das 20h30. O segundo programa da série já está em produção e irá reviver as emoções do festival da Record de 1966, quando ''A Banda'' (de Chico Buarque) e ''Disparada'' (Geraldo Vandré) empataram em primeiro lugar.
Além do programa-revival, outras atrações musicais de peso serão exibidas amanhã pela emissora. Às 14h30, por exemplo, o programa ''Bem Brasil'' mostra um especial instrumental com participação de Hermeto Pascoal, Dominguinhos, Oswaldinho do Acordeon, Borghetti, João Donato e Yamandú Costa.
Também amanhã, às 22h30, o programa ''Ensaio'' traz Paulinho da Viola contando histórias sobre sua convivência com Pixinguinha, Jacob do Bandolin e outros grandes nomes da música popular brasileira. O compositor carioca ainda canta ''Sons de Carrilhões'' (de João Pernambuco), ''Choro nº 5'' (Armandinho Neves), ''Sinceramente e Palavra'' (Mauro Duarte), ''Rosa Maria'' (Aníbal e Éden Silva); e ''Minhas Madrugadas'' (parceria com Candeia).

mockup