Na retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino de Londrina, centenas de alunos do 1º ao 4º ano estão tendo a oportunidade de assistir à estreia do mais novo espetáculo do Ballet de Londrina. A premiada companhia londrinense tem realizado as primeiras apresentações de “Joguete” dentro da programação da 15ª edição do Projeto Dança nas Escolas. A montagem que une coreografias de dança contemporânea e ballet clássico foi criada com o objetivo de proporcionar momentos leveza, alegria e impulsos de esperança às crianças neste período de pandemia.

"Joguete", com o Ballet de Londrina: temporada de apresentações nas escolas municipais vai até a primeira semana de novembro
"Joguete", com o Ballet de Londrina: temporada de apresentações nas escolas municipais vai até a primeira semana de novembro | Foto: Divulgação

A coreografia é assinada pelo bailarino Marciano Boletti, que atua como professor da Escola Municipal de Dança e integra o elenco do Ballet de Londrina. A companhia londrinense que comemora 28 de existência no mês de dezembro deste ano já produziu 30 montagens e se apresentou para cerca de 450 mil pessoas em 18 turnês nacionais e 17 viagens internacionais, incluindo passagens pela África, Peru, Paraguai, França, Cuba e Argentina.

A temporada de estreia de “Joguete” nas escolas da rede municipal de ensino conta ao todo com 16 apresentações com 30 minutos de duração cada. As sessões, que tiveram início no último dia 13 e seguem até a primeira semana de novembro acontecem tanto no período matutino quanto no vespertino. As próximas apresentações estão agendadas para acontecer na Escola Municipal da Vila Brasil (03 de novembro), Escola Municipal Maria Irene (25 de outubro), Escola Municipal Maria Tereza Meleiro Amâncio (21 e 28 de outubro) e Escola Municipal Senador Gaspar (1° de novembro).

Produtora do Ballet de Londrina, Danieli Pereira destaca que as crianças permaneceram muito tempo fora das escolas, por causa da pandemia, e precisam de uma motivação na retomada das aulas presenciais. “A gente está colaborando para isso e as primeiras apresentações foram muito calorosas”, afirma sobre as ações desenvolvidas pelo Projeto Dança nas Escolas, que desde 2007 visita escolas municipais de várias regiões de Londrina, levando apresentações exclusivas e um pouco de conhecimento sobre dança para alunos e professores.

Para muitas, crianças os espetáculos de dança apresentados nas escolas é o primeiro contato com a arte do movimento e também a oportunidade para a iniciação no balé e um caminho de desenvolvimento e profissionalização. Durante as apresentações de dança as apresentações, os alunos recebem um panfleto explicando como podem se matricular para o curso de ballet clássico e dança contemporânea ofertadas pela Funcart, que está com inscrições abertas para turmas de 2022.

Através do Projeto Dança nas Escolas, a Funcart disponibiliza 50 bolsas integrais para os alunos de cada escola visitada, totalizando 200 bolsas para alunos da rede municipal de ensino. Segundo Daniele Pereira, a maioria dos bolsistas geralmente ingressa no primeiro ano de ballet clássico. “E eles seguem conosco por oito anos, até se formarem. Temos bailarinos hoje que, a partir do Dança nas Escolas, se tornaram professores e integrantes do Ballet de Londrina. Alguns estão espalhados pelo Brasil e alguns no exterior”, destaca.

As aulas das turmas de Ballet Clássico e Dança Contemporânea terão início em janeiro de 2022, e são oferecidas em duas unidades da Funcart. A primeira fica na Rua Senador Souza Naves, 2.380 (telefone 3342-2362); ou na zona norte, na Avenida Alexandre Santoro, 440 (telefone 3328-0467). As inscrições podem ser feitas pelo site www.sympla.com.br/produtor/funcart.

Desenvolvido pela Funcart desde 2007, o projeto Dança nas Escolas já percorreu mais de 54 sedes da rede pública municipal de ensino e ofereceu oficinas gratuitas para cerca de 1600 professores e em média 23 mil alunos. A cada ano as apresentações de dança são realizadas em escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação.

Serviço:

Espetáculo “Joguete”, com o Ballet de Londrina

Quando - Até 13 de novembro

Onde – Escolas da rede municipal de ensino de Londrina

Gratuito

*As apresentações integram a programação do Projeto Dança nas Escolas