O 11º Encontro de Contadores de Histórias de Londrina (Ecoh) promove evento formativos com a escritora peruana/ brasileira Gloria Kirinus, autora de 37 livros. Professora, pesquisadora e narradora, ela vai ministrar a palestra “A Pátria Ampliada nas Narrativas Milenares e na Percepção Infantil” (no dia 22 de agosto) sobre o poder da comunicação por meio das histórias e o minicurso “Os Infinitos de Gaston Bachelard no imaginário do Contador de Histórias” (30 e 31 de agosto/ 1 e 2 de setembro) baseado no pensamento do poeta e filósofo francês.

A oficina “As palavras como sementes… ou A criação e a destruição do mundo” (23 de agosto) é o convite para aprender com Gislayne Matos, de Belo Horizonte, considerada uma das maiores mestras da narrativa oral brasileira. Ela vai tratar da importância da narração de histórias como ofício.

Para o dia 1 de setembro o ECOH programou a oficina “Educação Antirracista com Histórias - Um olhar sobre as narrativas em sala de aula”, por Giselda Perê. A artista e educadora possui 20 anos de experiência, é Mestra em Arte/Educação pelo Instituto de Artes da Unesp e fundadora do Agbalá Conta - Núcleo de Pesquisa e Narração de Histórias das Culturas Negras em São Paulo. A proposta é refletir sobre quais histórias ouvimos, quais contamos, o perigo da história única, tradição oral e histórias de origem e literatura infantojuvenil.

Os ingressos estão disponíveis na sympla.com.br. e os inscritos serão cadastrados no portaldashistorias.com.br

...

Receba nossas notícias direto no seu celular, envie, também, suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link link