'Na Forma da Lei' estreia hoje na Globo
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 14 de junho de 2010
Tariana Hackradt<br>Folhapress 
A Globo estreia hoje ''Na Forma da Lei'', seriado policial que substitui ''Força-Tarefa''. A série, escrita por Antônio Calmon, conta com um elenco de peso - Paulo José, José Wilker, Ana Paula Arósio, Luana Piovani e Márcio Garcia são apenas alguns dos 80 atores que participam da produção - e tem direção de núcleo de Wolf Maya.
''Eu vinha tentando emplacar esse projeto na Globo havia uns quatro anos, desde que fui a uma formatura de uma turma de Direito no Rio de Janeiro, e a representante, em seu discurso, dedicou aquela conquista a um colega do segundo ano que havia sido assassinado. O responsável pelo crime, por uma série de razões, foi absolvido. Eu vi ali uma comoção enorme por causa da impunidade'', conta o autor. Calmon faz questão de ressaltar, entretanto, que sua obra é ficcional e não um retrato do episódio que o marcou.
O autor adianta que a série terá oito episódios neste primeiro momento e ainda não tem previsão para uma segunda temporada. ''A Globo adorou o projeto, mas acho muito difícil conseguir reunir esse elenco primoroso de novo''.
O fio condutor da trama é a morte de Eduardo (Thiago Fragoso). Maurício, o grande vilão da série, interpretado por Márcio Garcia, é o culpado pelo crime. Mas, filho de um político influente, consegue sair impune da situação. Os cinco melhores amigos do estudante morto, que presenciaram o crime, não conseguem aceitar o que aconteceu. Anos mais tarde, o grupo formado pela promotora Ana Beatriz (Ana Paula Arósio), a delegada Gabriela (Luana Piovani), o juiz Célio (Leonardo Machado), o advogado Edgar (Henri Castelli) e o jornalista Ademir (Samuel de Assis) decide tentar fazer Maurício pagar pelo homicídio que cometeu.
Cada episódio da série conta uma história independente. Como não poderia deixar de ser, o ponto comum da trama são os crimes, que, de uma forma ou de outra, estão sempre ligados a Maurício. Fã de seriados policiais, Wolf Maya diz que o formato consagrado nos Estados Unidos em programas como ''24 Horas'' e ''C.S.I.'' cativa o público. ''Essa fórmula faz com que o espectador viva uma história em cada episódio. Ele se habitua aos personagens e acompanha as aventuras deles independente de sequências. Eu posso montar a trama sem nenhuma resgate do que se passou no episódio anterior. É diferente de uma novela'', afirma.
O personagem de Márcio Garcia em ''Na Forma da Lei'' é um psicopata sanguinário. ''O Maurício tem tripla personalidade, muda conforme o vento. Ele é explosivo, agride, mas, quando percebe que não pode atacar, é capaz de guardar a raiva no bolso, ir para casa e, uma semana depois, se vingar de quem o perturbou.'' Para se ter uma ideia do perfil do personagem, o motivo que o leva a matar Eduardo é a obsessão que o vilão sente por Ana Beatriz, sua ex-namorada e noiva do estudante.
''A série tem uma sede justiça que é o que todos nós, brasileiros, queremos ver'', acredita Ana Paula Arósio. ''A grande revolta da Ana Beatriz e dos seus amigos é saber que o Maurício está livre e continua cometendo crimes por aí. Acredito que um dos grandes atrativos desse projeto seja que, no final, a justiça vai ser feita'', resume a atriz.
Luana Piovani também destaca, como ponto forte de ''Na Forma da Lei'', o fato de o seriado retratar a indignação dos jovens de hoje. ''A série fala de uma geração que está cansada de corrupção e está consciente de que é votando que se vê o reflexo de quem está no poder.''
- Na Forma da Lei - Estreia hoje, 22h40, na Globo.


