Um dos maiores destaques da programação do Festival de Curitiba do ano passado foi o musical ''Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha'', que lotou o Guairão e conquistou a simpatia de público e de crítica. Pouco mais de um ano depois, o espetáculo retorna à capital para duas apresentações na Ópera de Arame.
''Sassaricando'' faz uma crônica da vida e dos costumes da cidade do Rio de Janeiro durante a época de ouro do samba. O roteiro foi criado a partir de um extenso trabalho de pesquisa do jornalista Sérgio Cabral e da historiadora Rosa Maria Araújo, que ouviram centenas de canções de artistas como Noel Rosa, Lamartine Babo e Braguinha. ''Ouvimos mais de mil marchinhas, depois fizemos uma pré-seleção com 400, para finalmente chegarmos às cerca de cem para o espetáculo'', lembra Rosa Maria Araújo.
A história é dividida em dez temas distintos, a partir das letras das músicas, que abordam comportamento, gastronomia, relações amorosas e até o preconceito da época. Há também projeções de filmes e imagens do período. ''Os vídeos ajudam a contextualizar historicamente o que está sendo mostrado no palco. Eles são o registro visual de um Rio antigo e do maravilhoso universo das marchinhas'', acrescenta Rosa Araújo.
Claudio Botelho, um dos mais experientes diretores de musicais do País, foi convidado para comandar o time de atores e músicos que dão expressividade às histórias e às canções, em um cenário que recria um suntuoso baile de carnaval, que ao final da apresentação, se estende para a platéia. Eduardo Dussek, Soraya Ravenle, Ivana Domenico, Pedro Paulo Malta, Alfredo Del Penho e Juliana Diniz compõem o elenco responsável por interpretar as várias situações propostas em duas horas de espetáculo.

SERVIÇO
- ''Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha''
Onde - Ópera de Arame em Curitiba
Quando - Hoje às 20h30, e amanhã às 18h
Quanto - R$ 30 e R$ 15 (meia), à venda nos quiosques da rede Disk Ingressos (shoppings Mueller e Curitiba) e no local
Mais informações - Tel. (41) 3315-0808

mockup