Não houve surpresas nos principais prêmios distribuídos na noite de sábado (19) pelo júri do 51º Festival de Cinema de Gramado. A cinebiografia que cobre boa parte da vida do comediante Antonio Carlos Bernardes Gomes, aliás Mussum, um dos lendários Trapalhões, levou os Kikitos de melhor filme, melhor ator (Ailton Graça faz o personagem um pouco mais velho), melhores coadjuvantes (Yuri Marçal, um Mussum mais jovem e ainda buscando um lugar ao sol, e Neusa Borges , que interpreta a mãe do personagem) e melhor trilha sonora (Max de Castro). O júri popular também elegeu “Mussum” o melhor filme da mostra.

Vera Holtz foi considerada melhor atriz por sua carismática interpretação no drama (temperado por um humor às vezes cáustico) “Tia Virginia”, que teve ainda as boas atuações de Arlete Sales e Louise Cardoso. As três são irmãs que se reúnem para comemorar o Natal na casa de Virginia. A ação transcorre num único dia, quando o trio faz uma performance familiar na qual não faltam mágoas e ressentimentos, temperados por revelações há muito varridas para baixo do tapete. Há influências mais ou menos visíveis (o italiano “Parente é Serpente” é uma delas) no roteiro (outro Kikito) escrito por Fabio Meira, que também assina a direção.

A melhor direção , segundo o júri, foi a de Petrus Cariry por “Mais Pesado é o Céu”, O cearense recebeu também uma estatueta pela fotografia.