Os maiores gênios da música erudita mundial compuseram obras sacras que até hoje servem de elo entre o humano e o divino. Para dar indicações de trilhas sonoras perfeitas para serem apreciadas nesta Páscoa marcada pela pandemia da Covid-19, a FOLHA convidou um dos maiores expoentes da área na cidade.

Com mestrado em pedagogia musical para bebês, crianças,jovens e adultos cursado em Berna, na Suíça, o violinista Roney Marczak foi premiado em 11 concursos nacionais e internacionais dos quais participou e integrou importantes orquestras na Alemanha, Itália, França, Áustria e Suíça. Fundador da Escola de Música e do Projeto Sol Maior e do Quarteto Descobertas, o instrumentista preparou uma lista com obras que considera ideais para serem ouvidas, principalmente, durante a Páscoa:

"Jesus Alegria dos Homens"

Obra prima de J.S. Bach, composta em 1716, na cidade de Leipzig, Alemanha. Esse coral foi extraído da Cantata BWV 147 com o título peculiar “Coração e Boca e Ação e Vida”. Um dos mais belos corais da literatura da música, muito ouvido nos principais concertos de Páscoa em toda a Europa, é também um símbolo dos cristãos que acreditam na passagem de Cristo para a vida eterna através da morte.

Aleluia de Haendel

Conhecida por todos dessa forma, composta pelo alemão Georg Friedrich Haendel , uma das obras mais imponentes do período barroco que serviu de inspiração para todos os outros demais compositores da história da música. Ela faz parte do Oratório “O Messias”, no qual Haendel descreve através da música a vida de Jesus Cristo, desde sua infância até seu apogeu espiritual sendo crucificado e depois ressuscitado. Deixo aqui uma curiosidade muito interessante entre os dois compositores Bach e Haendel: Nasceram no mesmo ano (1685), moraram na mesma rua na cidade de Leipzig – Alemanha e nunca se conheceram pessoalmente.

Palestrina – Missa Papae Marcelli

A obra mais importante do compositor italiano renascentista Giovanni Pierluigi da Palestrina, composta em 1525. Palestrina, o pai da polifonia, essa obra prima de Palestrina é um dos pilastres da música ocidental elevando a oração e a fé ao patamar sublime da espiritualidade. Com certeza tanto o compositor como essa obra são desconhecidos aos ouvidos dos londrinenses e dos brasileiros em geral. Uma boa pedida para pra quem quer ouvir algo diferente e inspirador para a Páscoa.

Seguem outras músicas para os momentos de reflexão da Páscoa:

1.) W. A. Mozart – Ave Verum Corpus

2.) J. Haydn - As últimas sete palavras de nosso Salvador na Cruz

3.) W. A. Mozart - Missa da Coroação KV 317

4.) L. van Beethoven – Romance em Fá Maior para violin e orquestra

5.) Johannes Brahms – Sinfonia Nr.3 Opus 90 3. Movimento

Ouça aqui a música de Brahms

Ouça aqui a música de Bach

mockup