O Natal está chegando e além dos enfeites, Papai Noel e os presentes tem também os grandes sucessos musicais dessa época do ano. Os grandes sucessos nacionais e, sobretudo, internacionais trazem essa magia da época, contada como se fosse uma história infantil.

A cantora internacional, Mariah Carey, acertou em cheio no lançamento de "All I want for Christmas is You" , em 1994, que desde então, recebeu especiais de Natal e várias regravações das suas canções natalinas. "Feliz Navidad’, do porto riquenho José Feliciano, além de estar na lista dos grandes sucessos da época, recebeu inúmeras adaptações ao redor do mundo, até mesmo nas versões brasileiras feita pelo grupo Paralamas do Sucesso, Xuxa e outros artistas que faziam as paradas no começo dos anos 2000.

Outro clássico muito tocados nas festas brasileiras e de todo mundo é "Noite Feliz", escrita pelo padre Joseph Mohr e composta por Franz Xavier Gruber em 1818, na cidade de Oberndorf (Áustria), onde foi executada pela primeira vez na Missa do Galo, daquele ano, na igreja de São Nicolau. Depois, a música ganhou o mundo em várias versões e línguas. Essas são as canções que ultrapassam gerações e se você perguntar para sua avó ou avô, tio, tia, mãe, e até mesmo para seu papagaio (se você tiver, é claro!), com toda a certeza eles vão saber.

Uma música inesquecível é "Jingle Bells", de James Lord Peirport (1822-1983), conhecida originalmente como "One Horse Open Sleight". Tem ainda "Jingle Bells Rock" , composta por Bobby Helms em 1957. A música teve várias versões, uma das mais conhecidas foi gravada nos anos 1960 pelo grupo Bill Haley e Seus Cometas, mas a gravação foi interceptada pela gravadora, e só voltou à cena musical 30 anos depois, nos anos 90, fazendo muito sucesso.

Simone:  cantora  fez muito sucesso com "Então é Natal"
Simone: cantora fez muito sucesso com "Então é Natal" | Foto: Bruno Poletti/ Folhapress

Outra música popular é "Happy Christma's (War is Over), de John Lennone Yoko Ono, conhecida no Brasil como "Então é Natal" e que compõe o repertório de Simone, uma das cantoras brasileiras que mais se dedica aos temas natalinos. Entre os clássicos brasileiros mais antigos há "Boas Festas", composta por Assis Valente em 1933, e da qual quase todo mundo conhece a letra: "Eu pensei que todo mundo fosse filho de Papai Noel..." , na verdade, uma crítica às diferenças sociais. Martinho da Vila também tem um samba de Natal no seu repertório chamado " Feliz Natal, Papai Noel," que vale a pena conhecer.

É interessante como na mesma época, em diferentes lugares do mundo, o Natal é comemorado quase da mesma forma. Reunir a família, reencontrar parentes e amigos que não vemos há muito tempo, tudo numa mesma noite, celebrando o nascimento de Cristo , os reencontros e (quase) o final de um ciclo.

O clima natalino é tomado por luzes, árvores decoradas para todos os lados, crianças correndo e, claro, com muita música em todos os lugares, com todos embalados na atmosfera vermelha, branca e verde do Natal.

Supervisão: Célia Musilli/ Editora

.
. | Foto: iStock

Ouça aqui Boas Festas, de Assis Valente, uma das poucas músicas natalinas conhecidas genuinamente brasileira.

Confira aqui a gravação de Boas Festas , de Assis Valente, por Caetano veloso e Gilberto Gil.

Ouça Jingle Bells Rock composta por Bobby Helms em 1957 e que teve muitas regravações

Ouça Então é Natal, de John Lennon e Yoko Ono, em versão em português que é um grande sucesso de Simone