Com casa cheia pela segunda noite seguida, o espetáculo “Tim Maia – Vale Tudo – O Musical” confirmou seu sucesso no 34º Festival de Curitiba ao levar ao palco do Guairão uma grande celebração da vida e da obra de Tim Maia.

A apresentação de quarta-feira (1º), assim como a de estreia na terça, teve ingressos esgotados e uma plateia completamente envolvida do início ao fim.

Divertida e emocionante, a narrativa costura toda a trajetória do artista carioca por meio de 20 de seus grandes sucessos, embalando fãs de longa data e da nova geração com o groove do soul e do R&B. Com clássicos como “Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar)”, “Azul da Cor do Mar”, “Vale Tudo”, “Gostava Tanto de Você” e “Acenda o Farol”, o público cantou junto, riu e reagiu intensamente a cada momento marcante da vida do “síndico”.

A montagem integrou a Mostra Lucia Camargo, que concentra produções de destaque nacional e, nesta edição do festival, conta com 28 espetáculos na programação.

O ator e cantor baiano Thór Júnior assume o papel de Tim Maia com grande semelhança, liderando um elenco que ajuda a reconstruir os encontros e desencontros do artista com nomes importantes da música brasileira
O ator e cantor baiano Thór Júnior assume o papel de Tim Maia com grande semelhança, liderando um elenco que ajuda a reconstruir os encontros e desencontros do artista com nomes importantes da música brasileira | Foto: Pamela Destacio/ Divulgação

RETRATO CELEBRATIVO

O musical é baseado no livro “Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia” (2007) do jornalista, escritor e produtor cultural Nelson Motta, com a curadoria de Carmelo Maia, filho do cantor. O espetáculo criado originalmente em 2012 é um dos maiores sucessos do teatro musical brasileiro, destacando tanto o talento extraordinário quanto a personalidade intensa, irreverente e debochada de Tim Maia.

“Sou um cão fiel à obra do meu pai. Não passo a mão na cabeça, mas quero que transmita quem ele foi: um cara com uma grande potência vocal, um gênio indomável, e é isso que faz o legado dele ser cada vez mais atual”, destacou Maia, durante coletiva de imprensa.

A nova versão reúne direção musical de Carlos Bauzys e Diego Salles, direção geral de Pedro Brício e produção de Adriana Del Claro. No palco, o ator e cantor baiano Thór Júnior assume o papel de Tim Maia com grande semelhança, liderando um elenco que ajuda a reconstruir os encontros e desencontros do artista com nomes importantes da música brasileira. Entre eles, estão Dennis Pinheiro como Jorge Ben Jor, Tiago Herz como Roberto Carlos, Julia Gorman como Marisa Monte e Elá Marinho como Elis Regina.

“A ideia de Nelson Motta, junto de todo o criativo, era justamente trazer uma celebração, algo que deixasse bem claro a importância da música do Tim Maia. Que a música do Tim Maia fosse maior do que a sua história pessoal. Que a gente pudesse deixar esclarecido para as pessoas que as músicas que ele fez são muito mais importantes do que um erro que ele teria cometido. Esse foi o grande cuidado de quando foi montada essa nova versão do espetáculo”, disse Junior.

Em março, fez 28 anos da morte de Tim Maia. Para o ator, o espetáculo, de duas horas e meia, também funciona como uma ponte com novas gerações, principalmente um público mais jovem que não chegou a acompanhar o artista em vida e encontra no musical uma oportunidade de conhecer sua obra no palco. “Ter a oportunidade de reviver esse best-seller sobre alguém que é tão importante para a gente é maravilhoso”, ressaltou.

Elenco do musical Tim Maia na entrevista coletiva no 34º Festival de Curitiba: espetáculo é baseado  no livro “Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia” (2007), de Nelson Motta
Elenco do musical Tim Maia na entrevista coletiva no 34º Festival de Curitiba: espetáculo é baseado no livro “Vale Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia” (2007), de Nelson Motta | Foto: Pamela Destacio/ Divulgação

FESTIVAL DE CURITIBA

Em sua 34ª edição, o festival teve início no dia 30 de março e segue até 12 de abril, reunindo 435 atrações voltadas a diferentes públicos. A programação ocupa diversos espaços de Curitiba e da região metropolitana, entre teatros, centros culturais, ruas e praças.

Além da Mostra Lucia Camargo, o evento se desdobra em outros projetos como Fringe, Interlocuções, Mostra Surda de Teatro, Gastronomix, Guritiba, Risorama e MishMash, que abrangem teatro, dança, circo e gastronomia. A agenda completa está disponível no site do evento - https://festivaldecuritiba.com.br/

Os ingressos variam entre R$ 42,50 (meia-entrada) e R$ 85 (entrada inteira), além das opções gratuitas. A compra pode ser feita pelo site do evento ou pela bilheteria oficial no Shopping Mueller, no Centro Cívico.

mockup