NOTA
Música renascentista
O Quarteto Angra, formado por solistas do coral da Camerata Antiqua de Curitiba, apresenta-se hoje, às 19 horas, no Museu Paranaense. No espetáculo serão interpretadas músicas renascentistas, negro spirituals e popular brasileira. A entrada é franca.
Formado por Darci de Almeida (soprano), Fátima Castilho (contralto), Marcos Brito (tenor) e Ademir Silva (baixo), o Quarteto Angra é o único no Brasil a realizar um trabalho voltado principalmente para a pesquisa e desenvolvimento da música renascentista, embora atue em outros estilos musicais.
A apresentação de hoje faz parte da série Vozes Íntimas, produzido pelo Projeto Música nos Museus. O quarteto gravou seu primeiro CD, ‘‘Jóias da Música Antiga’’, em 1994, com participação e direção artística do cravista e maestro Roberto de Regina. A necessidade de percorrer outros repertórios levou o conjunto a convidar o maestro Graham Griffiths para dirigir um programa voltado à música colonial renascentista. Foi então fundado o Canto Colonial de Curitiba.
O Canto Colonial representou o Brasil no 2º Festival Internacional de Música Renascentista e Barroca Americana, na Bolívia. Já o Quarteto Angra tem se apresentado em diversas cidades, unindo sempre o renascentista com outros estilos, a exemplo da apresentação de hoje.