A segunda edição do projeto "Música que Vem do Alto" será realizada nesta segunda (18), no início da noite, das 18h30 às 19h40. A iniciativa é parte das atividades culturais desenvolvidas pela denominada Ação Cultural da Concha (Associação Amigos e Moradores do Centros Histórico de Londrina - AMCHL.

De acordo com a presidente da associação, a professora aposentada Iara Franco Coutinho Hernanndes, a finalidade da proposta é difundir a cultura e o bem estar que a música proporciona. "Nossa pretensão é a de permear com boa música o Centro Histórico, sobretudo no momento em que o londrinense chega em seu aconchego após o dia de trabalho. É para ouvir e relaxar.

Apresentação piloto foi realizada no terraço do Edifício Bosque com a participação dos músicos Oswaldo Coyote e Alessandro Prog,  o relojão, ao fundo, dá o toque especial na paisagem do Centro Histórico
Apresentação piloto foi realizada no terraço do Edifício Bosque com a participação dos músicos Oswaldo Coyote e Alessandro Prog, o relojão, ao fundo, dá o toque especial na paisagem do Centro Histórico | Foto: Guilherme Marconi

Por meio de um acordo entre os condomínios, haverá um rodízio nos prédios do entorno do centro histórico, permitindo que a cada semana os músicos sejam acolhidos em uma unidade - transformada em "palco" - e proporcionem a todos música de qualidade e a oportunidade de, mais do que oferecer aos ouvidos letras, acordes e arranjos consagrados, a sensação de que assim como a música chega a cada casa, a vida pulsa e a esperança por dias melhores deve persistir.

O projeto se alia a uma grande luta dos moradores pela revitalização do centro histórico de Londrina e desde a criação da associação, ações de valorização da área como limpeza e manutenção da Concha Acústica, serviço de segurança, atenção às pessoas em situação de rua e a atual revitalização do Bosque Central Marechal Rondon se coadunam para que a área siga como referência para estudantes, turistas e o bem estar dos moradores, comerciantes e trabalhadores da região central. "Todas as sextas-feiras estamos recebendo doações de roupas e alimentos que serão distribuídos a pessoas cadastradas em nosso trabalho de ação social", declara Iara.

A edição piloto foi realizada na última quarta-feira (13), no terraço do Edifício Bosque e levou emoção aos moradores. As janelas ocupadas, os aplausos e as luzes acesas foram alguns sinais de que o show tem que continuar. A apresentação musical foi realizada por Oswaldo Coyote e Alessandro Prog.

Imagem ilustrativa da imagem Música que vem do alto dos prédios do centro
| Foto: Guilherme Marconi

CENTRO HISTÓRICO

A associação tem como vice-presidente a advogada Marly Aparecida Pereira Fagundes e a diretora cultural é a aposentada Elisa Maria Ferraz Arruda Medeiros. Vale destacar que no centro histórico estão concentrados a Biblioteca Pública Municipal de Londrina Pedro Viriato Parigot de Souza a Secretária de Cultura, a Biblioteca Infantil Monteiro Lobato, a Concha Acústica, o Memorial dos Pioneiros, o Relojão, no alto do Edifício América, a Associação Cultural, recém assumida pela Associação Médica de Londrina, a Catedral Metropolitana de Londrina. Assim como a Igreja Metodista Central de Londrina, o Santuário de Schoenstatt, localizado nas dependências do Colégio Mãe de Deus, os serviços se saúde como a 17ª Regional de Saúde, a Farmácia Municipal, o Teatro Zaqueu de Melo, cartórios, a ACIL, Associação Comercial e Industrial de Londrina, bancos, sindicatos, o comércio de rua, os shoppings e centros comerciais que atraem grande número de pessoas de Londrina e região para o centro da cidade.

Para estar nesses locais, significa circular por ruas como a avenida Rio de Janeiro, avenida São Paulo, a avenida Paraná, o famoso Calçadão, onde está o Cine Teatro Ouro Verde, a rua Senador Souza Naves, a Praça Primeiro de Maio, a rua Piauí, Alameda Miguel Blasi e a Alameda Manoel Ribas. O roteiro inclui a rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, a travessa Padre Eugênio Herter, Rua Goiás e um passeio que faz os olhos alcançarem as cabines telefônicas, as pinturas de azulejo da Secretária de Educação, placas históricas como a do Edifício Centro Comercial de Londrina, que segue original, assim como o piso do referido centro - que do piso ao teto, carrega história, riqueza arquitetônica e personagens que fazem parte da construção da cidade.

O Cine Villa Rica, com reinauguração prevista para esse ano, é outro ponto histórico a destacar e passou por ampla reforma. Com um café em atividade, o Terra Vermelha, o espaço conta com coworking, a sala de cinema de acordo com todas as normas de adequação e tecnologia de ponta, além de espaço para eventos. Denominado Espaço Villa Rica, o conjunto é parte da memória do londrinense e quem visita o café expõe a emoção ver como os corrimões foram preservados, a sala de cinema guarda elementos afetivos e o telão em atividade é mais do que aguardado.

OUTROS PROJETOS

O Projeto ODÉS (Obrigado Deus é Sexta-feira) também é uma novidade e vai funcionar da seguinte maneira: todas as sextas-feiras, a Concha Acústica será palco de apresentações - das 18h30 às 20h30. De acordo com a associação, além de trazer grupos musicais consagrados e novos talentos, a ideia também é desenvolver no londrinense o hábito de estar na Concha e Bosque - fazendo dessas áreas públicas um Centro Cultura e Musical.

"Para Dezembro temos duas datas vagas, quem quiser se apresentar é só ligar", avisa Iara Hernanndes"

SERVIÇO:

Música que Vem do Alto"

Quando: segunda-feira (18)

Onde: Edifício Alvorada, das 18h30 às 19h40

Gratuito

Mais informações para apresentações: 43 999340002 - Iara Hernanndes

...

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.