Música para levantar a auto-estima
PUBLICAÇÃO
domingo, 31 de agosto de 2008
Nelson Sato<br> Reportagem Local 
Os rappers londrinenses Max, Henrique e Márcio estão há uns dez anos na ''correria'', como eles dizem. Desde que descobriram o universo do hip hop, sonhavam em gravar um CD autoral para falar das desigualdades sociais e do poder da auto-estima para transformar realidades.
O CD saiu agora. Chama-se ''Retrato das Ruas'' - Qual Lei Você Segue?''. E o trio atende pelo nome de R.D.R. O disco é uma produção independente que terá distribuição nacional pelos selos Marola Discos, do Distrito Federal; Porte Legal, de São Paulo; e Nacional, de Florianópolis.
''A distribuição pelo País foi uma grande conquista. Outros grupos daqui já tentaram e não conseguiram'', diz Márcio. O álbum foi gravado no AG Studio, da Zona Norte. As sessões contaram com a participação de amigos nos backings e de convidados especiais de grupos locais como Jé e Wiliam, do Pesadelo Atual; Paulinho, do I.M.L; e Grilo, do Gueto Gospel.
O disco traz 15 músicas, incluindo uma faixa-bônus. As letras abordam temas como a concentração de renda e a violência policial. ''Nossa proposta é a conscientização. Mas em vez de apenas criticar, procuramos injetar auto-estima nas pessoas'', explicam. Palavras como humildade, fé, Deus e salvação são recorrentes ao longo das composições assinadas pelos três.
Henrique destaca a produção musical do CD, valorizada com a criação de bases autorais. ''Antes, usávamos bases prontas. Era ruim, porque todos os grupos compravam o CD com esse material na mesma loja. Na hora do show, todo mundo mostrava as mesmas bases. Hoje melhoramos muito nesse ponto. Já estamos até produzindo bases para outros grupos'', contam.
R.D.R é bastante conhecido no meio hip hop da região com várias apresentações feitas em cidades vizinhas como Rolândia, Arapongas, Apucarana, Bela Vista do Paraíso e Maringá. Segundo Max, o movimento em torno do gênero ''oscila muito'': ''Há momentos em que está em alta, e outros em que está em baixa. Alguns grupos aparecem apenas em eventos e depois somem. Outros acabaram porque um ou outro de seus integrantes morreu''. O R.D.R, porém, continua de pé e quer passar seu recado.
SERVIÇO
- R.D.R - Retrato das Ruas (Qual Lei Você segue?)
Mais informações - (43) 3253-5487, 8421-8912, 3253-4137 e 9961-8631


