O Projeto Música nas Igrejas está chegando ao sexto concerto com uma apresentação que reúne hoje o Coral Os Céus Proclamam, o Intermezzo Música de Câmara e a mezzo soprano Ingrid Huhmann. A apresentação será às 20h30 na Igreja Nossa Senhora de Lourdes, em Londrina, em comemoração aos 40 anos da paróquia.
Iniciado em maio de 96, o projeto tem o objetivo de realizar concertos de música sacra integrando grupos e corais da região de Londrina. ‘‘Ainda hoje existe a idéia de que a música erudita cantada é chata. As pessoas perderam o estilo autêntico da música sacra. Nós temos cantores com vozes trabalhadas e muitos corais, quase todas as igrejas têm um grupo musical e resolvemos iniciar essa proposta de concertos sacros em 96’’, comenta Hylea Ferraz, diretora artística da Associação de Canto Lírico Norte do Paraná, que tem encabeçado o projeto.
‘‘Temos realizado grandes concertos que exigem um mínimo de três meses de preparação e englobamos pessoas da comunidade nessas apresentações’’, destaca Hylea. Além do Intermezzo - que dá sustentação à parte musical - os concertos sempre contam com alguns convidados, geralmente alguém da própria paróquia onde a apresentação se realiza.
‘‘Fazemos uma média de dois a quatro concertos por ano e um dos objetivos principais é atingir as igrejas que se localizam fora do centro de Londrina’’, acrescenta. O concerto de hoje conta com a Secretaria Municipal de Cultura como co-promotora.
‘‘A Associação de Canto Lírico entra com a organização e a busca de patrocínio. O resultado dá certo porque ninguém cobra cachê. Teríamos condições de fazer até uma apresentação por mês, mas para isso precisaríamos de patrocínio’’, revela Hylea Ferraz.
Já participaram do Projeto Música nas Igrejas o Coral Vozes Unidas, do Jardim Santiago, Viva Voz, da Igreja Sagrados Corações, Vozes do Iles e do Coral Menos Jesus, de Arapongas. Entre as próximas apresentações já está confirmada, para o segundo semestre deste ano, a participação do Coral Sercomtel.
O Coral Os Céus Proclamam, que participa do concerto de hoje, foi formado em 1959 e seus membros fazem parte dos cultos da Primeira Igreja Presbiteriana de Londrina. O grupo já se apresentou no Mato Grosso e em São Paulo, e atualmente é regido por Delmar Ferreira Martins.
A cantora Ingrid Huhmann já participou de diversas edições do Festival de Música de Londrina e recebeu Menção Honrosa no 1º Concurso Sul-Americano de Canto, de Barra Bonita, em São Paulo, e foi destaque no 1º Concurso de Canto Lírico Carlos Gomes, em Campinas.
A Paróquia Nossa Senhora de Lourdes fica na Vila Siam, no Bairro Aeroporto. A entrada é franca.

mockup