Música é terapia para o grupo
Música é terapia para o grupo
O maestro João José desenvolve sua tese de mestrado em Semiótica, na PUC-SP, há nove anos. Durante todo esse tempo ele ficou em contato com os índios. Além das atividades de canto e dança, os nativos desenvolveram as técnicas dos seus antepassados, de artesanato em cerâmica e tecelagem.
Os guaranis são extremamente musicais. Eles cantam e dançam o dia todo. A música é para eles uma terapia. Quando alegres, tocam afinando os instrumentos em certos pontos do corpo. Quando angustiados, tocam afinando o corpo com o instrumento, conta o maestro.
Para conhecer a cultura indígena brasileira, o maestro teve de pesquisar em livros franceses e alemães. Nós não conhecemos nada dessa cultura. É impressionante, alardeia.
Segundo o índio guarani Popygua (Gildo da Silva), que toca mbaraka (violão) desde pequeno, o que é importante, agora, é preservar a cultura. A música é o que dá força ao índio. Nos sentimos fortes e vivos. Temos cantos e danças para a guerra, quando estamos emocionados, alegres e também para ajudar os doentes. Hoje, quase tudo na nossa vida é misturado com os brancos. Mas a música é só nossa, orgulha-se.(E.M.C.)





