Música e teatro para todos
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 19 de outubro de 2016
Marcos Roman<br>Reportagem Local 


Dois programas gratuitos serão promovidos nesta semana pelo Centro Cultural Sesi/AML. Atração do projeto Vozes da Cidade, o grupo Samba Sim faz show amanhã, às 20 horas, no palco do espaço localizado em frente à Concha Acústica. Já a Cia Teatro de Garagem apresenta o espetáculo "Poeta que Pariu" em sessões que acontecem na sexta-feira, às 18h30, e no sábado, às 16 horas.
O Samba Sim está comemorando 13 anos de atividades dedicadas à pesquisa e valorização do samba junto aos mais diversos públicos. Formado por Rakelly Calliari (voz), Rafael Fuca (violão), André Gião (guitarra e cavaquinho), Filipe Barthem (contrabaixo), Duda de Souza e Marcelo Alemão (percussão), o grupo londrinense explora canções que abordam a cultura da cidade e do gênero musical. O amor e também o humor fazem parte do repertório, permeado por releituras do grupo para composições de mestres como Dorival Caymmi, João Nogueira e Ismael Silva.
Em 2008, o grupo gravou um CD de demonstração, com três faixas próprias e quatro composições de Cartola, que está disponível pelo Soundcloud. Duas canções do grupo também estão registradas em coletâneas do Festival Sesi Música.
TEATRO De RUA
Teatro não precisa de palco, mas de uma boa história e de atores dispostos a contá-la. Baseada nessa premissa, a Cia Teatro de Garagem mostra seu espetáculo "Poeta que Pariu", em frente ao Centro Cultural Sesi/AML, em Londrina, nos dias 21 e 22 de outubro. Com entrada franca, a montagem é resultado do processo de pesquisa característico do grupo, que desde 2006 debruça-se sobre temáticas contemporâneas em espaços considerados alternativos, como a rua.
Neste espaço, a rua, a montagem "Poeta que Pariu" é fruto de um trabalho de composição cênico-musical, criado coletivamente. Contempla músicas autorais e dramaturgia criada pelos atores da companhia, com colagens de textos de André Abujamra e Jô Bilac, fragmentos do Manifesto da Antropofagia Periférica, de Sérgio Vaz, haicais de Bashô e fragmentos de textos de Carolina Maria de Jesus.
Esse mosaico de referências é a base de "Poeta Que Pariu", cujas marcas da história de vida de cada personagem são representadas por linhas da vida desenhadas no corpo dos atores. O contexto é dado por diferentes sons de apitos. Como figurino, saias de jornal, que carregam significado e conferem aspecto andrógeno aos personagens. Em meio a experimentações corporais, vocais e instrumentais, as saias se transformam em elementos visuais que representam a ocupação dos espaços da rua, bem como figuras marginalizadas por nossa sociedade.
A montagem discute as mazelas da contemporaneidade, retratando ações cotidianas como dormir, comer, cantar e conviver, em situações de rua e a partir das relações estabelecidas na trama. Em cena, o grupo de moradores de rua retrata também fatos reais ocorridos em espaços públicos de Londrina ou em qualquer outra metrópole.
O elenco da montagem é formado por Danilo Lagoeiro, Everton Bonfim, Herbert Proença, Melissa Campos, Pedro Varanese e Rafael Avansini. A Cia. conta com o apoio da Vila Cultural Alma Brasil e do espaço cultural CECA Centro Esportivo de Capoeira Angola de Londrina.
Serviço:
Vozes da Cidade com Samba Sim
Quando Amanhã, às 20 horas
Onde - Centro Cultural Sesi/AML - Praça Primeiro de Maio, 130 (em frente à Concha Acústica)
Quanto - Entrada franca. Sujeita à lotação do espaço. Retirada de ingressos 1 hora antes da apresentação
Teatro de Rua "Poeta Que Pariu"
Quando Sexta-feira (18h30) e sábado (16 horas)
Onde - Em frente ao Centro Cultural SESI/AML
Gratuito


