Música de Câmara é destaque no fim de semana em Londrina
Espaço Villa Rica será palco para dois concertos no sábado (16) e domingo (17); eventos marcam a abertura da 15ª Mostra de Música de Câmara e do 2º Encontro Internacional de Intérpretes
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 15 de maio de 2026
Espaço Villa Rica será palco para dois concertos no sábado (16) e domingo (17); eventos marcam a abertura da 15ª Mostra de Música de Câmara e do 2º Encontro Internacional de Intérpretes
Da Redação 

Músicos do Brasil, Estados Unidos, Alemanha e Finlândia estão reunidos em Londrina para a 15ª Mostra de Música de Câmara e o 2º Encontro Internacional de Intérpretes, eventos que tem início neste sábado (16) e seguem até o dia 24 de maio.
A abertura da Mostra de Música de Câmara será no sábado (16), às 20h, no Espaço Villa Rica, com o concerto “Entre Tradições”, que percorre diferentes estéticas da música de câmara. O concerto vai reunir artistas convidados de destaque internacional, como o pianista Cristian Budu (Brasil), a violinista Rachell Ellen Wong (EUA), a soprano Laiana Oliveira (Brasil), o violinista Nikolau Ratchev (Brasil/Alemanha) e o violoncelista Bruno Lima (Brasil/Finlândia).
No domingo (17), também às 20h, o Espaço Villa Rica recebe o concerto “Conto em Música”, que propõe uma experiência que une literatura e música. Inspirado no conto “O Príncipe Feliz”, de Oscar Wilde, o espetáculo combina narração e interpretação camerística em um repertório que atravessa diferentes períodos e estilos. Participam do concerto, novamente, Cristian Budu (piano), Rachell Ellen Wong (violino), Laiana Oliveira (soprano lírico), Nikolau Ratchev (violino) e Bruno Lima (violoncelo).

A programação também contempla oficinas e masterclasses voltadas a músicos, estudantes e apreciadores da música clássica. As inscrições estão abertas, são gratuitas e podem ser feitas pela plataforma Sympla: https://www.sympla.com.br/produtor/artiscolegium .
São quatro eventos ministradas por artistas convidados no domingo (17) e na segunda-feira (18) : Voz e piano, no domingo, das 10h às 12h, no Espaço Villa Rica, com a soprano Laiana Oliveira; também no domingo, o pianista Cristian Budu comanda masterclass para pianistas, estudantes e ouvintes em geral, das 10h às 12h, no Espaço Villa Rica.
Na segunda-feira (18) às 19h, na AML Cultural está programada oficina com os violinistas Rachell Ellen Wong dos Estados Unidos, e Nikolau Ratchev, brasileiro radicado na Alemanha. Juntos, eles vão abordar aspectos como técnica instrumental, interpretação, estilo e construção sonora.
Já o violoncelista e compositor brasileiro Bruno Lima vai conduzir masterclass, no mesmo local e horário, voltado a estudantes, instrumentistas e interessados em música. A atividade propõe um diálogo sobre o desenvolvimento no instrumento, abordando de forma acessível aspectos como postura, sonoridade e interpretação.
PATROCÍNIO E APOIO
A 15ª Mostra de Música de Câmara / 2º Encontro Internacional de Intérpretes tem o patrocínio da Prefeitura de Londrina/ Secretaria Municipal de Cultura (Promic) e Unimed Londrina. Apoios: Codel, Espaço Villa Rica, Acil, Crystal Palace Hotel, Folha de Londrina, CBN Londrina, Projeto C‘Alma Chamber, Biblioteca Pública de Londrina, Plugue Estúdio, Casa de Cultura da UEL e Rádio UEL FM. Realização: Artis Colegium.
(com assessoria de imprensa)
SERVIÇO
15ª Mostra de Música de Câmara e 2º Encontro Internacional de Intérpretes
Concerto de abertura: “Entre Tradições”
Quando: sábado (16)
Onde: Espaço Villa Rica
Horário: 20h
Concerto “Conto em Música”
Quando: domingo (17)
Onde: Espaço Villa Rica
Horário: 20h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada).


